O novo secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, Rogério Greco, realizou sua primeira visita técnica ao interior do Estado nesta quinta e sexta-feira (18 e 19/2), para conhecer as estruturas de Segurança Pública de Juiz de Fora, na Zona da Mata. O objetivo foi conhecer e analisar de perto o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos Sistemas Prisional e Socioeducativo, Prevenção à Criminalidade e Integração no município.

Iniciando a programação, na tarde de quinta-feira, Greco esteve no Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, uma unidade de internação para jovens em conflito com a lei. Durante a visita, o secretário conheceu as instalações e as atividades desenvolvidas com os adolescentes e conversou com a equipe de direção e atendimento. Para o diretor-geral da unidade, Osnério Abreu, é muito importante receber a visita do secretário e poder mostrar todas as boas práticas executadas em sua unidade visando à ressocialização dos jovens.

Na sequência, o secretário e sua equipe foram à Casa de Semiliberdade Caminheiros de Jesus, a pioneira no interior do estado (desde 2009) a executar medidas de semiliberdade por meio de uma gestão compartilhada com a OSC Polo de Evolução de Medidas Socioeducativas (PEMSE). O trabalho realizado na casa é pautado na promoção do adolescente por meio de sua capacitação e profissionalização visando a inserção na sociedade de forma produtiva e sustentável. Em conversa com Christina Maria Barbosa, diretora-geral da unidade, Rogério Greco elogiou a estrutura e disse acreditar se tratar de um dos melhores formatos para a ressocialização dos jovens.

Na sexta-feira (19/02), foi a vez de o secretário visitar algumas das estruturas do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), da Prevenção à Criminalidade e da Integração em Juiz de Fora. Durante parte da manhã, Rogério Greco esteve no Centro de Remanejamento Provisório de Juiz de Fora (Ceresp-JF) e na Penitenciária de Juiz de Fora II (Professor Ariosvaldo Campos Pires).

No Ceresp, o secretário foi recepcionado pelo diretor-geral do Depen-MG, Rodrigo Machado, pelos diretores regionais da 4ª e da 13ª Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), Giuliano de Paula e Emanuel Assunção, e pelo diretor-geral do Ceresp, Fabio Martins, juntamente com outros oito diretores de unidades da região. Em seguida, o Grupo de Operações com Cães (GOC) realizou uma apresentação do treinamento para contenções em fuga ou subversão a ordem e para busca de substâncias ilícitas.

Já na Penitenciária de Juiz de Fora II, o secretário visitou a área de carceragem, as áreas externas e conheceu uma fábrica de camisas e meias, que utiliza a mão de obra dos presos, instalada na unidade. “Capacitar e profissionalizar os acautelados do sistema prisional é algo em que realmente acredito e quero que seja cada vez mais forte em Minas”, ressaltou Greco.

Dando continuidade à programação, o secretário conheceu o Centro de Prevenção à Criminalidade Olavo Costa, onde há atuação dos programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos. Durante a visita, a subsecretária de Prevenção à Criminalidade da Sejusp, Andreza Gomes, apresentou sua equipe, as salas de atendimento e as atividades realizadas no local. Para finalizar, a comitiva acompanhou parte da realização de uma oficina de esportes com jovens do programa Fica Vivo!.

Concluindo as atividades em Juiz de Fora, Greco foi à sede da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), onde se reuniu com representantes das forças de segurança local. Em sua fala, o secretário fez questão de reforçar a importância do trabalho integrado entre todos e se colocou à disposição para contribuir com a melhoria da segurança na região.

Participaram das visitas, acompanhando o secretário, o diretor-geral do Depen-MG, Rodrigo Machado; a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Andreza Gomes; o subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada, General Ramon Marçal; o chefe de gabinete da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo, Fasani Lázaro; a assessora estratégica da Sejusp, Tatiana Telles; e o superintendente de Infraestrutura e Logística, Tiago Maduro de Azevedo.

Texto: Poliane Brandão

Fotos: Bernardo Carneiro