Dando continuidade ao giro que está fazendo para conhecer as estruturas de segurança pública do Estado, o secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, esteve na manhã desta sexta-feira (5/3) em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, conhecendo os trabalhos desenvolvidos na Penitenciária José Maria Alkimin (PJMA), a mais antiga do Estado. As visitas têm o objetivo de verificar in loco as unidades, avaliando pontos de melhorias e identificando eventuais gargalos e pontos de atenção.

Durante a visita, Greco pôde descobrir mais sobre o trabalho desenvolvido na José Maria Alkimin, conhecer as áreas administrativas e de carceragem e conversar com a direção da unidade. Na oportunidade, o secretário acompanhou também uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e pelo Grupo de Operações com Cães (GOC).

Uma apresentação com drones também foi realizada durante a visita. O secretário conheceu ainda a área de treinamento e o local onde funciona o Grupamento de Patrulhamento Aéreo. Os equipamentos permitem uma visão de longo alcance e noturna. "É muito bom o trabalho que vocês fazem aqui. Os grupos táticos podem se preparar que faremos muitas instruções e treinamentos. Estaremos sempre à disposição e nos esforçando para trazer sempre o melhor para todos”, frisou Greco.

Acompanhando o secretário, o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado, aproveitou a oportunidade para agradecer aos servidores da unidade. “Só tenho a agradecer a todos aqui pelos trabalhos prestados ao Depen-MG. A Polícia Penal surgiu aqui na José Maria Alkimin. Ela é a maior penitenciária de Minas Gerais e a que tem melhor estrutura. Vamos juntos trabalhar para torná-la ainda melhor”, pontuou.

Para a direção da unidade, a visita é de grande importância. “Tivemos a oportunidade de mostrar o trabalho desempenhado pelos servidores, bem como as demandas pendentes. Sem dúvidas voltaremos hoje para casa com mais esperança pela postura motivacional do chefe da pasta”, afirmou o diretor-administrativo da unidade, Pedro Henrique Barros.

Homenagem aos servidores

Durante a visita da comitiva, dezoito servidores de carreira da unidade que estão se aposentando, dentre policiais penais e servidores administrativos, foram homenageados e agraciados com um certificado pelos bons serviços prestados.

Dolores de Oliveira Silva, de 54 anos, foi uma das homenageadas. Há 32 anos trabalhando na PJMA como assistente administrativo, ela não escondeu a emoção: “Este momento é único; é muito bom ter o trabalho reconhecido. Foi muito gratificante”.

Pinturas

Também na manhã desta sexta-feira (5/3), 400 latas de tintas foram entregues pela Sejusp ao diretor-geral da Penitenciária José Maria Alkimin para a pintura da unidade. A aquisição das latas faz parte de um esforço da Subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia (Sulot) para a pintura e reforma das unidades prisionais mineiras. Cerca de R$ 4,7 milhões foram investidos na compra de 21.654 latas de tintas brancas.

Até o momento, 68 unidades prisionais já foram atendidas e 7.504 latas entregues. As pinturas ficam a cargo da mão de obra dos detentos. A previsão é de que, até o final do primeiro trimestre, 189 unidades tenham recebido um total de 12.306 latas.

“A aquisição das latas de tinta veio de um esforço conjunto que visa a valorização do policial penal no seu ambiente de trabalho. Assim, a equipe da Sulot, por meio do subsecretário coronel Wilson Gomes, remanejou esse recurso para a aquisição do material. Até o final do segundo semestre muitas unidades terão sido atendidas e reformadas”, destacou a subsecretária em exercício da Sulot, capitão Gilcélia Aparecida de Oliveira Ramos.

Texto: Lara Nassif

Fotos: Dirceu Aurélio