Unidades prisionais mineiras estão recebendo equipamentos que vão garantir mais qualidade e conforto no trabalho dos servidores. Uma cerimônia com assinatura do termo simbólico de entrega dos kits foi realizada na manhã desta segunda-feira (8/3), no Almoxarifado Central da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no município de Vespasiano. Os 64 conjuntos de equipamentos, no valor de R$ 402,6 mil, foram adquiridos por meio de verba da emenda parlamentar nº 971, do deputado estadual Sargento Rodrigues (PTB), e serão direcionados a unidades prisionais administradas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG).

Cada kit de equipamentos é composto de um aparelho de ar condicionado, uma geladeira, um forno de micro-ondas e um bebedouro. Esses itens vão propiciar mais qualidade e conforto ao trabalho de policiais penais e demais servidores das unidades beneficiadas.

Para o secretário da Sejusp, Rogério Greco, a Polícia Penal deve ser elevada ao status que merece, tal como a Polícia Militar, a Civil, a Federal e a Rodoviária Federal. “Tenho certeza de que os policiais penais que receberão este kit nas unidades vão se lembrar para sempre dele, vai fazer diferença. Portanto, em nome da Sejusp, quero agradecer ao deputado Sargento Rodrigues por esta iniciativa”, ressaltou o secretário.

Até o momento, já foram entregues 18 kits; os outros 46 estão no Almoxarifado Central para serem distribuídos, juntamente com mais 19 bebedouros adicionais. A maioria das unidades escolhidas está situada nas Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) 2 (Contagem), 8 (Governador Valadares), 11 (Montes Claros), 12 (Ipatinga) e 15 (Teófilo Otoni).

O deputado estadual Sargento Rodrigues destacou que a função destes aparelhos é dar dignidade para quem está na ponta da linha. “Faço um compromisso aqui de que em 2022 todas as unidades prisionais do Estado receberão este mesmo kit. Acrescento que a Comissão de Segurança Pública da Assembleia será sempre parceira nas grandes causas da Secretaria, estará sempre pronta para ajudar naquilo que for possível e empenhada na convergência para o bem-estar dos servidores da Segurança Pública e de todo o conjunto da sociedade”, concluiu.

Na solenidade também estiveram presentes o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado; a subsecretária em exercício de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, Gilcélia Aparecida de Oliveira Ramos; o diretor do Presídio de Jacinto I, Vinícius de Souza Fernandes; o diretor do Presídio de Aimorés I, José Carlos Fernandes de Oliveira; o diretor do Comando de Operações Especiais do Depen-MG, Marinho Rômulo de Avelar Filho; e o diretor do Presídio de João Monlevade, Melquiades Moreira França Junior.

Texto e fotos: Bernardo Carneiro