Mais de 800 crianças carentes irão ganhar, nesta Páscoa, brinquedos de madeira produzidos por presos da Penitenciária de Contagem I (Nelson Hungria). A distribuição é feita pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) para instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade. Os brinquedos são variados: de carrinhos e bonecas a jogos educativos. A matéria-prima é proveniente de doações de diversos parceiros e teria o lixo como destino, mas é transformada em diversão por sete detentos de Contagem.

Os custodiados trabalham na oficina que funciona dentro da unidade prisional, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; e pelo trabalho realizado recebem o benefício da remição da pena. A gerência de produção, em conjunto com a direção da penitenciária, ajuda e orienta os presos na fabricação dos brinquedos. O ofício também é ensinado por outros internos que possuem experiência e repassam o conhecimento.

Desde 2018, a unidade prisional conta com uma marcenaria instalada dentro de seus muros e produz atualmente 50 brinquedos por dia. Segundo o diretor de Atendimento da penitenciária, Ury Ribeiro, os presos abraçaram a causa e são comprometidos e atentos, além de apresentarem uma mudança de comportamento, o que beneficia muito o trabalho de segurança na unidade.

"Eles ficam felizes em produzir os brinquedos por saberem que vão alegrar crianças carentes. O mais interessante e comovente que se nota é o interno sentir-se valorizado e ver um novo horizonte à frente, pois acreditam que pelo trabalho e aprendizado na unidade desenvolvem a consciência que poderão alcançar um futuro melhor ao sair da penitenciária. É muito gratificante", detalha Ury.

A parceria entre o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e o Servas existe desde 2019 e, nesses três anos, já foram mais de cinco mil brinquedos doados para instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. As entregas dos materiais são sempre feitas em datas comemorativas, como Natal e Dia das Crianças.

O diretor de Trabalho e Produção do Depen-MG, Paulo Duarte, acompanha o projeto desde o início e destaca que o apoio ao Servas é fundamental no processo de ressocialização. "A parceria representa uma enorme importância não só pelos brinquedos fabricados, mas pelo gesto de poder levar de dentro de uma unidade prisional alegria e entretenimento a crianças carentes", destaca. "Com a parceria é possível oferecer aos custodiados uma profissionalização e também a remição de pena, ou seja, a cada três dias trabalhados um é remido da condenação; além de proporcionar a reconstrução de valores sociais".

Texto: Fernanda de Paula

Fotos: Divulgação Sejusp

Enviar para impressão