A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) acaba de ganhar novas vagas para o acautelamento de pessoas do sexo feminino. As obras de ampliação de vagas no Presídio Feminino de Vespasiano, distante 25 km da capital, estão finalizadas e em breve a unidade poderá receber mais mulheres. O presídio passa a ter mais 33 vagas após a recuperação e a adaptação de um espaço de 58 metros quadrados, no qual a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) investiu R$ 163 mil. A obra teve início em novembro de 2020 e foi finalizada na última semana.

Além da instalação de beliches e treliches, foi construído também um novo banheiro coletivo para melhor atendimento da população presa. Além das novas vagas, a pintura foi renovada e, ainda, realizadas importantes adaptações nas instalações elétricas e hidrossanitárias do local. A área de 150 metros quadrados utilizada para o banho de sol não ficou de fora. O espaço também passou por melhorias.

A diretora do Presídio Feminino de Vespasiano, Eliane Lopes Coelho, explica que as novas vagas vão contribuir para dar mais segurança à unidade, e ainda garantir um melhor cumprimento de pena. “Estou feliz com mais um projeto concluído, e em poder entregar às detentas uma cela toda nova e moderna, o que ajuda a humanizar o atendimento no sistema prisional”, explica a diretora.

Os serviços foram prestados por meio de contrato de manutenção com empresa prestadora de serviços para o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). Ao longo dos meses de trabalho, uma média de sete profissionais ficaram envolvidos com o projeto, entre eles engenheiro, encarregado, pedreiro, eletricista, servente, técnico e bombeiro hidráulico. Vale destacar que o layout do novo espaço foi elaborado pela Diretoria de Infraestrutura da Sejusp, para transformá-lo em uma cela coletiva, e posteriormente iniciaram-se as obras de melhorias.

Texto: Bernardo Carneiro

Fotos: Divulgação Sejusp