A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) doou, nesta terça-feira (27/4), 34,2 mil lâmpadas, 5,2 mil refletores e 2,7 mil luminárias à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE). O material, que será destinado a 239 edificações vinculadas à pasta por todo o Estado, deve garantir economia de energia elétrica a unidades prisionais, socioeducativas, de prevenção à criminalidade e de integração - a lista completa está disponível neste link. Um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições foi assinado em evento simbólico, no auditório da empresa estatal, em Belo Horizonte.

Conforme o secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, a troca dos equipamentos garante a continuidade e a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos mineiros. “O que a Cemig está fazendo é contribuir com um projeto de Governo. Quando o Governador me convidou para assumir a pasta, pediu que eu combatesse a corrupção e as organizações criminosas e elevasse o sistema prisional. Hoje, vocês estão me ajudando nessas missões”, agradeceu o titular da Secretaria. Do total de unidades da Sejusp atendidas pelo programa, 169 são prisionais.

O Programa

O Programa de Eficiência Energética é uma iniciativa da Cemig, regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Suas ações buscam mudanças de hábitos, modernização de equipamentos e implementação de sistemas de energia alternativos. Além das 239 unidades da Sejusp contempladas pelos novos dispositivos, 804 edificações da Polícia Militar, 450 da Polícia Civil e 89 do Corpo de Bombeiros Militar também receberam tecnologias energeticamente mais eficientes. O investimento total foi de R$ 7,5 milhões.

O presidente da Cemig, Reinaldo Passanezi Filho, destacou a importância da sinergia entre as diversas organizações estatais para a otimização do patrimônio público. “Venho acompanhando os números cada vez melhores da Segurança Pública e acho que isso traduz como, apesar de inúmeras dificuldades do ponto de vista financeiro, a gente tem conseguido melhorar todos os indicadores. Então, é possível com gestão, com o uso adequado dos recursos, produzir mais”, afirma.

Pelo acordo firmado entre as partes, compete à companhia energética a entrega dos materiais, o acompanhamento técnico do processo e o descarte dos itens retirados para a troca. A Sejusp e as demais forças de segurança, por sua vez, deverão realizar a distribuição dos equipamentos entre as unidades recebedoras, bem como as respectivas instalações.

Texto: Paula Machado

Fotos: Gláucia Rodrigues/Cemig e Paula Machado