O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, e o diretor do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado, estiveram no Presídio de Teófilo Otoni I, no Vale do Jequitinhonha e Mucuri, na manhã desta terça-feira, 25/5, para participar da solenidade de entrega de veículos, armamentos e equipamentos destinados a melhorias do sistema prisional da 15ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). Kits que garantem qualidade ao trabalho de policiais penais e armas longas foram concedidos, respectivamente, por meio de emendas parlamentares dos deputados estaduais Sargento Rodrigues e Bruno Engler.

Em seu discurso, o titular da pasta de Segurança em Minas destacou que tem orientado a sua atuação no sentido de valorizar a Polícia Penal. “Eu lembro que vocês eram chamados de carcereiros, depois passaram a ser agentes penitenciários e hoje, com muito orgulho, são policiais penais. Tenho brigado por vocês desde pequenas coisas, como a implementação da identidade funcional”, disse Greco. Em consonância, o secretário adjunto da pasta, Jeferson Botelho, completou que a “palavra-chave” da data seria “aprimoramento”. “Estamos encampando a ideia de fazer Segurança Pública, sobretudo, com proteção aos direitos humanos”, explica.

Ainda estiveram presentes no evento o deputado federal Cabo Junio Amaral; o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva; o promotor de Justiça Hélio Pedro Soares; o defensor público Pedro Henrique Fernandes Antunes; o comandante da 15ª Região de Polícia Militar, coronel Célio Alves de Menezes Júnior; o chefe do 15º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Rômulo Quintino da Silva; o diretor-regional de Polícia Penal da 15ª Risp, Oséas Chaves, e outras autoridades locais.

Equipamentos

Na ocasião, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) cumpriu a entrega simbólica de duas motocicletas, uma viatura modelo Renault Duster e um ônibus Iveco GClass. Juntos, os veículos têm o valor aproximado de R$ 260 mil. A secretaria realizou ainda a concessão de sete pistolas calibre 40 para cautela dos policiais penais do Presídio de Teófilo Otoni, que somam a quantia de R$ 13 mil, por meio de recursos provenientes do Fundo Penitenciário Nacional.

Por meio de emendas parlamentares, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Sargento Rodrigues, custeou quatro kits conforto para as unidades prisionais de Novo Cruzeiro, Araçuaí, Pedra Azul e Itaobim. Cada conjunto vale mais de R$ 6 mil e é composto por um aparelho de ar condicionado, uma geladeira, um forno de micro-ondas e um bebedouro. Para o deputado estadual, a destinação dos recursos visou “ser útil a quem atua na ponta da linha”.

Já o gabinete do deputado estadual Bruno Engler levou seis fuzis para as unidades prisionais de Teófilo Otoni, com investimento total de cerca de R$ 29 mil. Segundo Engler, o investimento tem como objetivo apoiar o “excelente trabalho realizado pela Polícia Penal”. “Tenho certeza de que esse equipamento será muito bem empenhado para a Segurança Pública dos mineiros e de que os senhores farão um bom uso dele”.

Texto: Paula Machado

Fotos: Bernardo Carneiro