As novas acomodações do Presídio de Novo Cruzeiro I, no Vale do Jequitinhonha, foram inauguradas, nesta quarta-feira (26/5), na presença do secretário Adjunto de Justiça e Segurança Pública, Jeferson Botelho, e do diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado. Dentre as áreas recém-construídas, estão muralha, portaria, salas administrativas, nova cela com dez vagas, refeitório, parlatórios e depósito para ferramentas usadas na horta.

Os esforços se deram, em conjunto, pela sociedade civil, Prefeitura Municipal, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Judiciário da Comarca, que investiu R$ 155 mil provenientes de verbas pecuniárias. Em seu discurso durante a cerimônia, o secretário Adjunto, Jeferson Botelho, ressaltou a importância da sinergia entre as diferentes instituições para a concretização do projeto. “O cidadão que violou a lei voltará à sociedade. Precisamos reduzir os impactos do retorno desse egresso ao convívio comum e fazemos isso por meio do modelo de ressocialização hoje apresentado, arquitetado através da participação coletiva”.

Além dos novos espaços, todas as celas passaram por reformas, assim como as instalações elétricas e hidráulicas, e o pátio de banho de sol ganhou uma quadra. Estão inclusas na obra, ainda, a pintura dos ambientes, melhorias na iluminação e instalação de letreiro e concertinas.

Nesta semana, para ampliar as melhorias, a unidade também recebeu uma viatura modelo Renault Duster e um kit conforto - contendo geladeira, ar condicionado, forno micro-ondas e bebedouro. Os itens que visam auxiliar e dar mais qualidade ao trabalho da Polícia Penal foram entregues, simbolicamente, em solenidade realizada em Teófilo Otoni, na última terça-feira (24/5).

Ressocialização

Quinze internos do presídio atuaram nas obras em troca de remição de pena: a cada três dias trabalhados, um é subtraído da condenação. Após as reformas, os detentos podem ainda prestar serviços na horta, que produz semanalmente cerca de 50 kg de verduras, legumes e hortaliças, doados a instituições filantrópicas da cidade, como o Hospital São Bento; ou na oficina de máscaras contra a covid-19, com confecção média de 400 itens de TNT por dia. Dessa forma, os custodiados recebem uma importante oportunidade de ressocialização, enquanto ajudam quem precisa.

Não à toa, o diretor-geral do Depen-MG destacou, durante o evento inaugural, o trabalho que vem sendo desenvolvido no Presídio de Novo Cruzeiro I e em outras unidades por todo o Estado para ocupar os custodiados. “É muito positivo que mão-de-obra qualificada e certificada pelo sistema prisional retorne à sociedade menos embrutecida. Compete a nós todos aqui presentes fazer com que o interno possa egressar de uma forma melhor do que ele entrou”, afirmou Rodrigo Machado.

Equipes

Já o diretor do Presídio de Novo Cruzeiro, Bruno Pedreira, evidenciou em sua fala a atividade dos policiais penais em exercício no local. "Se não fossem as equipes dos plantões, com certeza não teria sido desenvolvido o resultado atual. Nós não tivemos um incidente sequer durante as obras, graças aos servidores que acompanharam os serviços dos detentos", relatou.

Também participaram da cerimônia o prefeito Milton Coelho Oliveira; o presidente da Câmara Municipal, Arnaldo da Paixão Gomes; a juíza da Comarca, Samira da Cunha Ribeiro Morais; o diretor da 15ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), Oséas Chaves; outros representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, comerciantes e demais apoiadores das obras.

Texto: Paula Machado

Fotos: Bernardo Carneiro