Em 160 horas de aula, distribuídas em pouco mais de dois meses, jovens internados no Centro Socioeducativo de Patrocínio, no Alto Paranaíba, estão sendo preparados para atuar como assistentes financeiros. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e é realizada diariamente, de 19 às 22 horas, de modo totalmente online e dentro da própria unidade.

Durante a capacitação, os jovens aprendem a organizar e executar atividades relacionadas a contas a pagar e a receber, controle e movimentação bancária, acompanhamento de fluxo de caixa e de lançamentos contábeis para controle de execução orçamentária, entre outras habilidades.



A terapeuta ocupacional do centro socioeducativo, Clarisse Alves, é quem tem acompanhado os três jovens que foram selecionados para participar do curso. Ela conta que o intuito é oferecer um novo caminho com outras possibilidades para além do crime.

“Acreditamos que capacitando os jovens para o mercado de trabalho eles estarão tão qualificados quanto qualquer outra pessoa para ter acesso a novas oportunidades e redefinir suas trajetórias, ampliando suas perspectivas de vida e permanecendo, assim, longe da criminalidade”. Com a conclusão do curso, os jovens estarão aptos a atuar nos processos financeiros e contábeis em organizações dos segmentos de comércio de bens, serviços, turismo e demais ramos da economia, explicou Clarisse.

Outro futuro

Juan Silva*, 18 anos, está internado em Patrocínio há pouco mais de um ano e contou que tem aproveitado o tempo para fazer o máximo de cursos oferecidos: já se capacitou em segurança na construção civil, repositor de mercadoria em supermercados, entre outros. “Sei que quanto mais a gente estiver qualificado, maior a chance de conseguir um bom emprego lá fora. Surgiu esta oportunidade de assistente financeiro e estou aprendendo muito. Tenho certeza que se surgir uma vaga nessa área, eu poderei concorrer e fazer um bom trabalho”, afirmou, confiante.



Renato Santos*, 19 anos, por sua vez, diz gostar mesmo é da vida no campo. Já fez alguns cursos na unidade e o que mais gostou foi o de corte de gado. “Fui criado no campo, mexendo com bicho, e acho que lá é onde eu me sinto mais feliz. Estou gostando muito deste curso porque estou aprendendo a lidar com finanças e isso ajuda tanto para a nossa vida pessoal, quanto para o trabalho. Sinto que tenho me tornado mais qualificado para conseguir uma boa vaga de emprego quando sair daqui”, detalhou.

Já José Felipe*, de 18 anos, está internado há 10 meses e contou que este é o primeiro curso profissionalizante que está fazendo na vida. “Eu nunca tive a oportunidade de pensar em fazer algo assim. Está me ajudando a compreender muita coisa e a perceber que posso, sim, ter chances no mercado de trabalho e não me envolver mais na criminalidade. Estou gostando muito”.

O curso de assistente financeiro teve início no dia 10 de maio e tem previsão de conclusão em 17 de julho. Além dele, a unidade socioeducativa oferece cerca de 50 outros cursos de capacitação pela plataforma da Uaitec. Todos os treinamentos têm como objetivo facilitar o ingresso no mercado de trabalho e dar novas oportunidades para os jovens acautelados.

* Os nomes são fictícios para preservar a identidade dos adolescentes, conforme recomendação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Texto: Poliane Brandão

Fotos: Divulgação Sejusp