O Centro Socioeducativo de Teófilo Otoni (CSE Teófilo Otoni), no Vale do Mucuri, desempenha a doação de 15 a 20 quilos de hortaliças para o Recanto Frei Dimas, instituição que abriga idosos na cidade, durante a tarde desta quarta-feira (9/6). São couve, cebolinha, coentro e mostarda produzidos no interior da unidade, por oito adolescentes em medida de internação, acompanhados por um auxiliar educativo e agentes de segurança socioeducativos.

HortaCSETO1

O projeto teve início há cerca de quatro meses, idealizado por servidores do centro, e gera uma média de 10 kg de alimentos por semana. Além do albergue que recebe os alimentos nesta semana, a Creche Ninho, também de Teófilo Otoni, foi beneficiada com aproximadamente 15 kg de hortaliças no fim de maio. Eventualmente, os itens também são consumidos pelos internos do CSE.

Benefícios

Conforme o diretor do Centro Socioeducativo, João Pedro Mattos Ribeiro, o ofício possibilita, aos adolescentes, o envolvimento com uma atividade produtiva e momentos de relaxamento por meio do contato com a natureza. "Isso faz com que a medida deles se desenvolva de uma forma mais célere e tranquila. Proporciona um ambiente de harmonia e eles se sentem úteis por fazer algo em benefício de outras pessoas", avalia.

O jovem Joaquim Pereira*, de 19 anos, que atua no cultivo das hortaliças, concorda com a análise do diretor. "Ao realizar esse trabalho, a gente se sente livre, favorece muito o nosso psicológico. E para participar aqui, é preciso fazer por onde, respeitar todo mundo. Eu me sinto legal por ajudar idosos e crianças. É muito importante e contribui com o desenvolvimento da gente", relata.

HortaCSETO2

*Nome fictício para preservar a identidade do jovem, como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Texto: Paula Machado

Fotos: Divulgação Sejusp