O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, participou, no fim da tarde de segunda-feira (28/6), do encerramento do primeiro dia de audiências do Assembleia Fiscaliza, processo de prestação de contas, no qual gestores públicos comparecem semestralmente às reuniões de comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para fornecer informações sobre suas áreas.

As pautas foram conduzidas pelos parlamentares que fazem parte da Comissão de Segurança Pública da bancada estadual mineira. O presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues, agradeceu a presença do titular da pasta, elogiando o seu trabalho frente à Sejusp nestes primeiros cinco meses de 2021, com dinamismo e agilidade necessários à condução de uma secretaria tão importante para o Estado.

Segundo Greco, a principal missão da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) é unir todas as tropas da segurança pública mineira por meio de operações integradas, com o foco na redução da criminalidade. “Este é um dos nossos objetivos. Todas as forças estão unidas com o propósito de reduzir a violência”, ressaltou o secretário. Além disso, Rogério Greco esclareceu que os pilares do seu trabalho são o combate à corrupção, o combate à atuação de organizações criminosas e o avanço na valorização do sistema prisional; pilares estes solicitados pelo governador Romeu Zema quando lhe fora feito o convite para assumir a gestão da segurança pública mineira.

A Sejusp esclareceu temas como vacinação, Lei Orgânica e editais de concursos. Ao ser questionado sobre o andamento da vacinação, o secretário informou que 61,5% dos policiais penais e 25,1% dos servidores do sistema socioeducativo já foram vacinados com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19. Entre os presos, 6.126 também já receberem pelo menos a primeira dose.

A respeito das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 53/20 e 28/19, que visam conferir autonomia administrativa e financeira à Polícia Penal, o secretário afirmou ser um dos defensores da medida. “Somente assim essas categorias vão obter independência. Não existe instituição que não tenha sua própria lei orgânica, todos os estudos estão sendo feitos para que, quando for votada, seja a melhor do país”, afirmou.

O trabalho para custodiados no sistema prisional também foi tema discutido. Rogério Greco esclareceu que o trabalho dentro das unidades prisionais é uma das grandes preocupações da pasta e garantiu que, mesmo durante a pandemia, as ações não foram interrompidas. O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) fabricou 5,5 milhões de máscaras dentro das unidades prisionais desde o início da pandemia. Estes itens são destinados às forças de segurança e à população em geral, contribuindo sobremaneira com os cuidados necessários e essenciais para coibir a proliferação da covid-19.

Outro ponto destacado foi o lançamento de novos concursos para as carreiras da secretaria. Na oportunidade, o secretário afirmou que já há um edital aberto no sistema socioeducativo, para o cargo de Assistente Executivo de Defesa Social – Auxiliar Educacional, com 211 vagas para o nível médio, e há a perspectiva de outros dois serem lançados em breve, um deles inclusive no próximo mês, para Policial Penal.

*Com informações da ALMG

Foto: William Dias - ALMG