O Comando de Operações Especiais do Sistema Prisional de Minas (Cope-MG) recebeu na noite de terça-feira (29/6) um novo ônibus-cela adaptado para o transporte de custodiados, que será utilizado durante as operações mais complexas de transferências ou demais atividades que envolvam deslocamento de maior número de presos, como grandes audiências, por exemplo. A aquisição do novo veículo representa uma conquista para o sistema prisional, já que esta era uma demanda antiga dos policiais penais.

OnibusCope4

O ônibus, já plotado com a nova identidade visual do sistema prisional mineiro, foi adquirido com recursos do Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e recursos próprios da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O veículo tem capacidade para acomodar 41 detentos.

O novo ônibus pode ser utilizado, também, para atuar em várias regiões do Estado, inclusive em transferências interestaduais, e não somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além de todas as adaptações necessárias, exigidas pela legislação, ele possui quatro compartimentos individualizados com assentos sanitários, a fim de garantir maior conforto durante viagens longas.

OnibusCope1

Investimento no sistema prisional de Minas

Uma das metas da nova gestão da Sejusp é o investimento efetivo na Polícia Penal. Na prática, já é possível ver os resultados deste empenho. Os treinamentos para toda a tropa estão sendo realizados de forma expressiva. Um exemplo é o nivelamento voltado para policiais penais que atuam no Grupamento de Intervenção Rápida (GIR). Ao todo, 777 policiais serão treinados em todo o Estado. Além disso, já foram realizadas instruções de defesa pessoal; combate com lâminas a curta distância – chamado de Silent Blade; retenção e contra-retenção; entre outros.

Temas como Lei Orgânica, vacinação da tropa e concurso para a carreira são assuntos fortemente empenhados pelo secretário Rogério Greco, numa sinergia com o diretor-geral do Depen-MG, Rodrigo Machado. Até o momento, 61,5% dos policiais penais já foram vacinados com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19. As carteiras funcionais, por sua vez, grande requisição da tropa, estão sendo expedidas, depois de um longo tempo paralisadas.

OnibusCope5

A respeito das Propostas de Emenda à Constituição que visam conferir autonomia administrativa e financeira à Polícia Penal, o secretário afirma ser um dos defensores da medida. “Somente assim as categorias vão obter independência. Não existe instituição que não tenha sua própria lei orgânica, todos os estudos estão sendo feitos para que, quando for votada, seja a melhor do país”, ressaltou durante a Assembleia Fiscaliza, realizada na última segunda-feira (28/6).

Texto e fotos: Bernardo Carneiro/Divulgação

Enviar para impressão