A Comissão de Verificação dos Reds, instituída por meio da Portaria nº 08, de 23/04/2021, com a finalidade de verificar entradas no Sistema de Registro de Eventos de Defesa Social – Reds e a redação de 510 registros elaborados na 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), posteriormente encaminhados à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública para análise, terá a sua atuação ampliada.

No dia 29/4 foi realizada a primeira reunião do grupo e, a partir desta, a comissão definiu que a verificação dos 510 registros encaminhados não traria respostas significativas para as instituições de Segurança Pública ou para a sociedade, tendo em vista que esses registros não foram escolhidos de forma aleatória e representam uma pequena parcela dos Reds elaborados diariamente nos municípios da Risp 11, em Minas Gerais.

Neste sentido, foi decidida a necessidade da expansão dos registros a serem analisados, englobando um maior número de ocorrências feitas na Risp 11, sendo possível, assim, analisar a qualidade dos registros da região com base em uma amostra extraída, levando em consideração cálculos estatísticos e variações dos registros. Como resultado desta decisão em expandir os trabalhos, no dia 26/6 foi publicada a Portaria Sejusp Nº 09, que revoga a portaria anterior e define as novas diretrizes a serem seguidas pela Comissão de Verificação dos Reds.

Importante ressaltar que as ações serão utilizadas como um piloto para que os trabalhos de verificação dos Reds sejam feitos nas outras 18 Regiões Integradas de Segurança Pública de Minas Gerais, permitindo, assim, um aprimoramento na informação cadastrada no Reds. Tão logo haja resultados, eles serão compartilhados com os membros das instituições de Segurança Pública, bem como toda a sociedade.