Sete detentos do Presídio de Andrelândia realizaram a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) nos dias 13 e 14 de outubro. Foram cinco presos realizando a prova para a conclusão do Ensino Fundamental e dois para concluir o Ensino Médio.

Os detentos foram motivados por Josenilton Silvério de Almeida, que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) no início do ano e, agora, cursa Geografia-Licenciatura, na Universidade Federal de São João Del Rei.

As aulas de Josenilton tiveram início em maio e ele já está no segundo período do curso, realizando as atividades em um computador disponibilizado pelo presídio.

De acordo com a policial penal Fernanda de Oliveira, outros presos perceberam que ele passou no Enem e conseguiu uma vaga na Universidade; por isso, resolveram estudar e, agora, fizeram o Encceja.

A preparação para as provas foi feita na própria unidade prisional, que recentemente inaugurou uma biblioteca composta por vários livros doados, principalmente livros didáticos. “Eles pegam esses livros e estudam por conta própria nas celas”, explicou a policial penal.

O Presídio de Andrelândia tem como projeto a inauguração de uma escola estadual dentro de sua estrutura. A unidade já conta com presos inscritos para o Enem PPL de 2022 e, estes que prestaram o Encceja têm o objetivo de alcançar, no futuro, uma vaga no ensino superior.

Josenilton foi o segundo detento do Presídio de Andrelândia a realizar o Enem, sendo o primeiro a chegar a uma Universidade Federal. O outro preso cursou Direito, durante prisão domiciliar, em uma faculdade particular.

Texto: Isabela  Rocha Paolucci 

Revisão: Ascom Sejusp