Muitos benefícios para todos os envolvidos em um termo de parceria. A colaboração firmada entre o Presídio de Nova Era e a Prefeitura Municipal irá deixar a cidade mais limpa, além de proporcionar a ressocialização, profissionalização e qualificação de presos do Sistema Prisional. Vinte detentos custodiados na unidade prisional do município irão atuar na limpeza urbana da cidade.

Pelo trabalho realizado, os presos diminuem a sua pena, pois, a cada três dias trabalhados um é remido da condenação; e a prefeitura economiza com mão de obra, podendo investir em outras ações. A parceria foi proposta pela direção-geral do presídio ao atual prefeito, que se interessou imediatamente pela ideia. Além de focar na ressocialização, um dos objetivos da parceria é contribuir com melhorias na cidade.

“Desde que assumi a direção da unidade prisional de Nova Era I venho tentando esta parceria. E agora com a formalização e execução, tenho a sensação de dever cumprido. Esse tipo de parceria contribui muito para o nosso trabalho, que é custodiar e ressocializar. A parceria oferece oportunidade de remição de pena, aperfeiçoamento profissional e valorização como ser humano; além de preparar o indivíduo para o retorno à sociedade. Nós também ganhamos com isso um ambiente mais tranquilo”, afirma Doroteia Guedes, diretora-geral do Presídio de Nova Era.

Os presos trabalham de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Eles farão serviços como limpeza e manutenção de vias urbanas de Nova Era, assim como outras obras da prefeitura. Os 20 presos foram selecionados pela Comissão de Classificação Técnica (CTC) do presídio, que avalia tempo de condenação, comportamento, aptidão, interesse, condições de saúde, entre outros quesitos.

Cinco presos do regime semiaberto, que já possuem autorização para o trabalho externo, começaram as atividades. A previsão é que nos próximos dias os outros 15 detentos selecionados iniciem os trabalhos, com a autorização do juiz da comarca. O termo de parceria foi assinado em maio, mas os serviços só começaram a partir da vacinação completa dos presos da unidade prisional, em outubro passado.

Para o prefeito da cidade, Txai Silva Costa, a parceria é muito importante para todos. “Nós temos uma grande demanda de serviços desse tipo no nosso município e pouca mão de obra disponível. Ao mesmo tempo em que não onera os caixas da prefeitura, essa parceria é fundamental porque também ressocializa os presos e dá uma oportunidade para que tenham a pena reduzida. Além disso, eles estão aprendendo um novo ofício e poderão ser inseridos no mercado de trabalho”.

Todos os cinco presos que já iniciaram o trabalho estão satisfeitos pela oportunidade. Para um deles, Gabriel Felipe Dias da Silva, a atividade é um passo para o retorno à sociedade. “Me sinto útil, ajudando a cidade de alguma forma e também me ajudando a mudar de vida e de perspectiva”. Já o detento Wanderson Ferreira dos Santos não imaginava essa possibilidade e vê o trabalho como uma grande oportunidade. “Eu me sinto bem fazendo o serviço, ajudando na revitalização da cidade, e feliz por completar minha pena mais cedo”.

Texto: Fernanda de Paula

Fotos: Divulgação Ascom - Sejusp