Mais de 600 servidores da Subsecretaria se Atendimento Socioeducativo (Suase), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), estão inscritos em uma capacitação interdisciplinar para profissionais que lidam com adolescentes em privação de liberdade. As aulas abordarão ações preventivas de violência institucional e são ofertadas de forma on-line. O curso tem carga horária de 200h e cada servidor tem prazo de três meses e meio para concluir. O objetivo é qualificar o atendimento aos adolescentes atendidos, de acordo com as especificidades do desenvolvimento psicossocial de cada faixa etária atendida.

Participam da qualificação gestores, agentes de segurança socioeducativos, analistas e assistentes executivos lotados em unidades socioeducativas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e interior de Minas Gerais. O investimento no treinamento foi de R$120 mil provenientes de emenda parlamentar da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O curso é dividido em seis módulos com os seguintes temas: Estatuto da Juventude, Estatuto da Criança e do Adolescente, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, Saúde, Conflitos, Gerenciamento de Crises em Unidades Socioeducativas, Justiça Restaurativa e Comunicação não Violenta. Todos os servidores que participarem da capacitação receberão um certificado.