A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) iniciou na manhã desta quinta-feira (18/11) o seminário "Para Além das Fronteiras: Segurança Pública e Intersetorialidades”. O evento continua amanhã (19/11), e vai até às 18h, com o objetivo de fomentar o debate de temas relevantes na área de segurança pública em Minas Gerais, no Brasil e no exterior.

A palestra magna foi feita pela embaixadora da Venezuela no Brasil, Maria Teresa Belandria Expósito, com o seguinte tema: "A ditadura na Venezuela – Um vizinho perigoso. Consequências para o Brasil”. Na solenidade de abertura participaram os comandantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e o chefe da Polícia Civil.

Estão sendo abordados temas como "Crimes cibernéticos", "Impactos da violência doméstica" e "Crimes transnacionais e terrorismo", dentre outros. Participam professores e pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da PUC Minas, autoridades da segurança pública de diversas instituições, além de membros do Ministério Público.

O secretário Rogério Greco explica que também faz parte do papel da Sejusp promover eventos como este. “Procuramos sempre unir o que há de bom na parte doutrinária e na parte prática. É importante aproveitar este momento para refletir sobre questões relevantes da segurança pública, e desmistificar alguns assuntos”, reflete o secretário de Estado de Justiça e Segurança.

A participação de pesquisadores da área de segurança pública, de renomadas instituições de ensino e pesquisa, tem um significado especial no seminário, pois são eles que produzem conhecimento científico capaz de orientar e auxiliar na elaboração de políticas públicas na área.

Para o subsecretário de Integração e Planejamento da Sejusp, Christian Vianna de Azevedo, o seminário ajuda na integração da academia com as instituições de segurança pública e proporciona o compartilhamento e a difusão de experiências, pesquisas e estratégias. “Acreditamos que muitas ideias discutidas no evento poderão ser convertidas em planos de trabalho e políticas públicas de segurança”, avalia o subsecretário.

O seminário está sendo realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Na sexta-feira (19/11), as atividades começam às 8h e terminam às 18h.

Texto: Bernardo Carneiro

Fotos: Tiago Ciccarini