A grande operação integrada Vetus II, que teve início no dia 15/10, e combateu a violência contra idosos em 684 municípios do estado, foi concluída nessa quinta-feira (18/11), com um resultado importante. Foram 1.726 denúncias apuradas, 1.359 visitas/diligências, 1.098 vítimas atendidas e 82 vítimas resgatadas.

Os números que demonstram o empenho de todas as forças policiais não param por aqui. Houve ainda 251 inquéritos policiais instaurados, 126 inquéritos policiais concluídos, 42 autos de prisão em flagrante lavrados, 66 termos circunstanciados de ocorrência lavrados, 26 boletins de ocorrência, 43 pessoas presas e 78 medidas protetivas de urgência solicitadas. As ações do Corpo de Bombeiros Militar resultaram em 175 advertências escritas e 15 multas.

O último dia da Operação Vetus II foi chamado de dia “D”, no qual foram realizadas visitas e verificado se havia descumprimentos de medidas protetivas, e feito um balanço dos trabalhos realizados pelos diversos órgãos envolvidos nas ações. Houve um esforço e empenho diferenciado das unidades especializadas de proteção ao idoso.

O diretor da Diretoria do Centro Integrado de Comando e Controle de Minas Gerais, Edson Alves, explica que a operação Vetus II reprimiu não apenas a violência visível, mas também aquela que não é visível.

“As visíveis são as mortes e lesões; já as invisíveis, são as que não deixam marcas no corpo, mas trazem desesperança, medo e sofrimento. Por isso, nesse cenário de pandemia, em que vemos o aumento dos crimes domésticos, a operação foi mais do que necessária. A participação de cada instituição teve um papel essencial para o sucesso da Operação. Minas Gerais destacou-se com os maiores indicadores e resultados da operação”, afirma.

Integração

A Vetus II fez parte de uma mobilização nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em conjunto com o Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos. Vinte e seis, dos vinte e sete estados da federação participaram.

Em Minas Gerais foi realizada de forma integrada pela Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público de Minas Gerais, Vigilância Sanitária (estadual e municipais) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), sob coordenação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Atuaram 2.052 policiais.

Além do socorro das vítimas propriamente dito, ações de fiscalização das instalações dos lares e abrigos, bem como a verificação do correto armazenamento de alimentos e demais itens, também foram realizadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Vigilância Sanitária. Orientações foram repassadas para a adequação destes locais.

Foto: Divulgação Sejusp