O novo galpão de ensino da Penitenciária Nelson Hungria está bonito de se ver. Esta semana uma verdadeira maratona de aulas tomou conta do local e tem ajudado a despertar cada vez mais a vontade por mudanças de trajetórias. Ingressar em uma faculdade, se especializar, ter uma profissão. Para muitos jovens, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para alcançar estes objetivos, além de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Este cenário de vislumbrar o futuro não é diferente para 81 alunos do Complexo Penitenciário que, para o próximo exame, contarão com uma ajuda especial na preparação.

O galpão foi preparado para receber os alunos que começaram a maratona de um preparatório Pré-Enem, fruto de uma parceria entre a unidade prisional, a Escola Estadual Professor Paulo Freire, localizada dentro da penitenciária, e a Faculdade Única, também localizada em Contagem. As aulas tiveram início na última quarta-feira (24) e se estendem até o dia 7 de janeiro de 2022, próximo ao exame, que ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

Rodrigo Otávio Cunha, 40 anos, é um dos participantes e mostrou-se muito satisfeito com a ação. “A proposta é muito motivadora, principalmente para nós que estávamos há algum tempo sem estudar. É um suspiro, uma oportunidade de fazermos uma prova excelente, conseguindo nos aperfeiçoar e buscar a ressocialização”, afirma.

Todas as quartas e sextas-feiras, professores da faculdade comparecem à Penitenciária e passam os conhecimentos para os alunos em um espaço destinado exclusivamente para isso. As aulas são ministradas no período da tarde, com os detentos divididos em duas turmas, uma a cada dia da semana. Esta semana é a vez da redação. E nas próximas, outras disciplinas serão abordadas, elencando todos os tópicos pedidos no Exame Nacional. Além das matérias propriamente ditas, macetes e dicas também estão sendo passados. Tudo para garantir um bom desempenho.

A professora Miria Kátia explica que o objetivo é fazer com que eles tenham condições de fazer uma boa prova e de competir com os demais candidatos que vão fazer o exame tradicional. “Tivemos uma grata surpresa durante a aula de redação; os estudantes participaram ativamente, com perguntas, com direcionamento. Foi um momento de grande aprendizado não só para eles, mas também para nós, professores”, conta.

Miria afirma ainda que o lema da faculdade é transformar vidas pela educação. “É nisso que nós acreditamos e é isso que esperamos que aconteça. Que esses momentos de aprendizagem gerem frutos e que essas pessoas tenham oportunidade de ter sonhos, de pensar em uma vida melhor e ter projetos para serem cidadãos com direitos e deveres”.

O diretor de atendimento da Penitenciária, Ury Ribeiro, corrobora com a professora. “É muito importante prover chances de mudança de vida aos internos, e a educação é uma mola propulsora capaz de causar essa mudança. Eu acredito na educação e acredito no ser humano, mesmo aquele que errou pode mudar de vida e é essa oportunidade que estamos buscando oferecer”, diz. E acrescenta: "O empenho e esforço de toda a equipe, tanto da unidade como da Escola Estadual Paulo Freire, está sendo essencial para o sucesso do preparatório. Sem eles, nada disso seria possível”.

“A realização de um projeto com essa natureza não se deve apenas a seus autores, mas aqueles que direta ou indiretamente se envolvem. Sem a participação de todos, desde os professores da faculdade, coordenadores, pedagogos, diretores da Nelson Hungria, policiais penais, nada aconteceria. Essa ação tem sido de suma importância para os privados de liberdade terem a oportunidade de abraçar essa chance e sentirem-se mais seguros para concorrer a uma vaga no Ensino Superior”, pontuou a diretora da Escola Estadual Professor Paulo Freire, Valdicéia Pavione.

Enem PPL

O Enem PPL é o Exame Nacional do Ensino Médio voltado para as pessoas que vivem em unidades prisionais e socioeducativas. Estão aptos a fazê-lo indivíduos privados de liberdade e que concluíram o Ensino Médio. O exame para este público acontece em data posterior ao Enem tradicional. A intenção é avaliar o desempenho deste público e dar oportunidade para que tenha acesso ao Ensino Superior.

A Penitenciária de Contagem I é a 3ª com o maior número de inscritos para o Enem PPL 2021 em Minas Gerais. Dos 4.883 detentos inscritos, 128 são desta unidade prisional. Em 1º lugar, está a Penitenciária de Ribeirão das Neves I, com 215 inscritos e, em 2º, a Apac de São João Del Rey, com 190.

“O ENEM traz a possibilidade do novo para os Indivíduos Privados de Liberdade, o acesso ao tão distante ensino superior. Talvez, esse detento seja o único da família que terá essa oportunidade de estudo”, destaca a diretora de Ensino e Profissionalização do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Regina Duarte.

Texto: Lara Nassif

Fotos: Divulgação Sejusp