Os profissionais das forças de segurança de Minas Gerais, considerado o estado mais seguro do país em 2021, de acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), referentes ao primeiro semestre, encerram o ano ainda mais preparados para zelar pela população mineira. Apenas por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que tem a política de formação continuada como uma das prioridades da atual gestão, mais de 20 mil servidores passaram por capacitações presenciais ou a distância, totalizando 132 atividades educacionais.

Dentre as ações, destacam-se as capacitações integradas, os cursos operacionais e o seminário "Para Além das Fronteiras: Segurança Pública e Intersetorialidades”, realizado em novembro, que contou com a participação de acadêmicos e autoridades internacionais. O seminário fomentou o debate de temas relevantes da área, abordando os desafios e as conquistas alcançadas em Minas Gerais, no Brasil e no exterior. Várias forças de segurança se integraram na busca pelo conhecimento e foram incluídas nas capacitações: Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal - PRF, Bombeiros Militares, Exército Brasileiro, Guardas Municipais, dentre outras.

A superintendente Educacional de Segurança Pública da Sejusp, Roberta Ignácio, conta que, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas na pandemia, foi possível executar quase que inteiramente o planejamento de 2021, inclusive com participantes de outros estados e instituições, fortalecendo a integração com outros órgãos. “Conseguimos adaptar vários cursos para a modalidade de ensino a distância e tivemos o retorno gradual dos cursos presenciais, seguindo todos os protocolos, preservando a saúde dos participantes”, destaca a superintendente.

Treinamento operacional

Quanto à formação operacional, foram 3.800 servidores capacitados, nos mais diversos cursos. Desse número, 3.000 são policiais penais, 500 são agentes socioeducativos e 300 pertencem às diversas forças.  Pode-se destacar o curso de nivelamento para todos os componentes do Grupamento de Intervenção Rápida (GIR), do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), no qual 777 policiais penais foram treinados. O grupo é responsável por controlar situações críticas do sistema prisional, como motins e subversões da ordem. Outro curso em destaque é o de Operador de Atendimento Pré-Hospitalar de Combate (APH) Marc 1, que possibilita aos servidores da segurança pública grandes chances de manter vivos os profissionais atingidos em situações de conflito, até a chegada em um hospital de emergência. No total, 1.600 servidores se capacitaram como operadores MARC 1.

Neste ano foram formadas também as clínicas operacionais, realizadas mensalmente, alcançando 860 servidores das forças de segurança de Minas Gerais. Dentre essas clínicas, a de Retenção e Contra Retenção de Arma de Fogo, Combate com Lâminas, Célula de Segurança ganham destaque, dentre outras. As capacitações operacionais foram desenvolvidas pela Unidade de Treinamento do Gabinete da Sejusp - UTRE, em parceria com a Diretoria Operacional da Superintendência Educacional de Segurança Pública da pasta.

Recentemente, foi concluído o processo seletivo do 1º Curso de Operações Penitenciárias Especiais - COPEsp. Cerca de 600 candidatos se inscreveram e 124 selecionados irão iniciar o curso no dia 03 de janeiro de 2022. Aqueles que concluírem estarão aptos a trabalhar no Comando de Operações Especiais - COPE. O grupamento é responsável por agir em ocorrências de alta complexidade dentro das unidades prisionais do estado, com o objetivo de manutenção da ordem.

O responsável pela Unidade de Treinamento do Gabinete da Sejusp – UTRE, Marco Matos, conta que o objetivo é de praticamente dobrar o número já alcançado este ano. “A criação da UTRE proporcionou um salto de qualidade nas capacitações operacionais da secretaria, nivelando o Depen-MG e a Suase às outras Forças de Segurança de Minas Gerais, no que tange ao aperfeiçoamento continuado. Treinamos 3.800 servidores em 2021, número altíssimo quando se trata de cursos institucionais. E isso só foi possível devido à integração dos vários setores da Sejusp e ao apoio incondicional do secretário Rogério Greco. Em 2022, esperamos treinar seis mil servidores”, afirma Marco.

Texto: Dayana Silva

Assessoria de Comunicação/Sejusp