Banda, tendas, bem-casados e bolo decorativo. Ao som da marcha nupcial, vinte casais adentraram no pátio externo do Presídio de Teófilo Otoni - ornamentado com arranjos florais -, para oficializarem seus relacionamentos. Os noivos trocaram alianças na tarde dessa terça-feira, 02.05, quando receberam a certidão de casamento, sem qualquer ônus ou despesa, no Casamento Comunitário promovido em parceria com a Defensoria Pública de Minas Gerais e outras instituições.

Até o momento, esse foi o maior casamento comunitário celebrado em unidade prisional de Minas Gerais. Dentre os casais participantes desta edição, um é homoafetivo: um detento e um ex-detento do presídio. Apenas dois dos vinte eram de pares reclusos, os outros 18 tinham um dos cônjugesem liberdade.

“Nesta edição conseguimos o maior número de casais habilitados no estado, tornando-se a maior cerimônia promovida em unidade prisional de Minas. O êxito só foi possível graças à união de esforços dos envolvidos”, observou o defensor público, Pedro Antunes.

A iniciativa, que contribui para o processo de ressocialização, por meio do fortalecimento familiar, foi testemunhada pelos parentes – cada participante pôde convidar um adulto, além dos filhos da relação conjugal.

O diretor-geral do Presídio de Teófilo Otoni, Wederson Dias, destacou a importância da base familiar. “A Polícia Penal, além da custódia, acredita no processo de ressocialização e transformação do indivíduo. E, hoje, com o casamento comunitário no presídio, podemos perceber a reinserção social por meio da união pelo matrimônio. Temos a certeza de que o apoio familiar ajudará na transformação e escolha de caminhos melhores”.

Vilberto Barros, de 35 anos, um dos noivos, contou que a celebração trouxe mais segurança para o seu relacionamento. "É muito bom saber que, mesmo preso, consegui fazer minha união com minha amada esposa. Tínhamos uma união estável e, graças ao presídio e aos defensores públicos, conseguimos ter nosso casamento certinho"

União de esforços

Foram parceiros do evento: Defensoria Pública de Minas Gerais; Cartório de Pessoas Naturais de Teófilo Otoni; Câmara de Dirigentes Lojistas de Teófilo Otoni – CDL TO; Villa Alice Confeitaria; Meu Acervo Locações; Lígia Noivas; Amanhecer – Festas Exclusivas; Vanete Cake Designer; e Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni.

Algumas autoridades também prestigiaram a cerimônia: o diretor regional de Polícia Penal (interino) da 15ª Risp, Bruno Santos; defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Costa; promotora de Justiça, Nelma Matos; defensor público, Ubirajara Mourão; defensor público, Pedro Henrique Antunes; presidente da CDL, Frank Alves; representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG-28ª Subseção); representante do corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; representante da Polícia Militar, dentre outros.

Esse foi o quinto Casamento Comunitário celebrado em unidade prisional. Em 2017, 2018 e 2019, a iniciativa foi realizada na Apac de Caratinga. Em 2022, foi a vez da Penitenciária de Francisco Sá.

Fotos: Heitor Freitas

Texto: Dayana Silva