Cerca de 500 crianças e adolescentes da Escola Estadual Dulce Sarmento, em Montes Claros, no Território Norte, participaram, na manhã desta quinta-feira, 24.05, da Maratona de Prevenção, realizada pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). As brincadeiras, além de conscientizarem os jovens sobre os malefícios do uso de álcool e outros entorpecentes, estimulam a solidariedade, a criatividade e o companheirismo.

WhatsApp Image 2018-05-24 at 13.22.47 reduzida

Divididos em equipes, os estudantes realizaram atividades lúdicas, em formato de gincana e prática esportiva, que alertaram sobre os riscos do consumo indevido de álcool e outras drogas. A subsecretária de Políticas Sobre Drogas, Cláudia Leite, explicou que a maratona envolve os participantes por meio da diversão e trabalha elementos essenciais para uma vida saudável e sem drogas. “Durante as atividades, os monitores fortalecem valores e conscientizam as crianças e adolescentes da importância de se manterem longe das drogas. Trabalhamos também a ideia de que juntos seremos sempre mais fortes para vencermos as batalhas da vida”, detalhou.

Anteriormente à realização da maratona, as escolas participantes, seguindo orientação da Supod, realizam um trabalho prévio com os estudantes. Em sala de aula, são feitas dinâmicas, rodas de conversa e outras atividades para que os alunos possam começar a refletir sobre os riscos do uso indevido das drogas.

Também no período da manhã, cerca de 20 profissionais das cidades de Janaúba, Buenópolis e Montes Claros, que trabalham nas redes de saúde e assistência social com usuários ou ex-usuários de drogas, participaram da capacitação “Prevenção de recaída”. O curso, realizado pela Supod em parceria com a Escola Integrada de Segurança Pública, busca trabalhar a melhor forma de abordar as pessoas e de identificar situações que apontem para uma recaída ao uso de drogas por aqueles que estão em tratamento ou que já tenham finalizado.

WhatsApp Image 2018-05-24 at 13.26.59 1 reduzida

Para o assessor da Supod e palestrante da capacitação em Montes Claros, Luciano Pinheiro, é muito importante que esses profissionais que trabalham diretamente com os dependentes químicos estejam capacitados para prestar um serviço de qualidade e que, realmente, faça a diferença na vida dessas pessoas. “A prevenção de recaída é uma ferramenta eficaz no tratamento da dependência química. Ela auxilia o usuário no desenvolvimento de estratégias de enfretamento à situação de risco e na mudança no estilo de vida”, explicou.

Texto: Poliane Brandão

Fotos: Divulgação Sesp