Uma manhã inteira dedicada à discussão da Segurança Pública de Juiz de Fora e de toda a região da Zona da Mata. Assim foi o quarto dia de debates da I Semana da Segurança Pública de Juiz de Fora, realizada pela Câmara Municipal, em parceria com a Prefeitura, que, nesta quinta, 11.04, reuniu representantes da área do Governo Estadual e trouxe à cidade o secretário de Estado de Segurança Pública e de Administração Prisional, General Mario Araujo.

Um Painel foi apresentado pelo secretário e pelos subsecretários das áreas de Prevenção, do Socioeducativo e do Prisional, para traçar um raio-x de como vai a Segurança Pública em Juiz de Fora e na região, comparando e avaliando com o cenário de Minas.

Um dado apresentado de forma inédita pelo secretário mostra, por exemplo, que o número de vítimas de homicídios de Juiz de Fora caiu 44% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto de janeiro a março de 2018 foram 18 mortes, nos três primeiros meses de 2019 foram dez. “É uma queda muito superior à apresentada em todo o Estado, de 16%. Quero aqui deixar os meus cumprimentos a todos que fazem segurança nesta cidade e reafirmar que Segurança Pública é assunto sério. E há soluções sim. É preciso acreditar”.

O General Mario Araujo falou ainda de processos de integração entre as polícias e todo o sistema de segurança, da importância da prevenção à criminalidade, da necessidade de se ressocializar adolescentes em conflito com a lei e internos do sistema prisional, para devolvê-los recuperados ao convívio da sociedade.

Trouxe também uma ótima notícia aos juiz-foranos: a reforma da Penitenciária José Edson Cavalieri, que vai custar R$2,3 milhões e cuja ordem de serviço foi assinada durante o evento. O General pincelou ainda detalhes dos novos projetos e programas de Segurança Pública que serão implantados em todo o Estado por esta gestão da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap). Os detalhes serão divulgados oportunamente. “Trabalhamos para a população e não para o Governo. Pensando assim, diminuímos muito nossa chance de errar. Vamos nos dedicar para melhorar a segurança dos mineiros. O Brasil nos pertence, a rua nos pertence e vamos tomá-la de volta, aumentando a sensação de segurança da sociedade”, ressaltou o secretário.

Seguindo o General, a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Andreza Gomes, falou sobre os quatro programas de prevenção desenvolvidos em Juiz de Fora: Fica Vivo!, Mediação de Conflitos, Central de Acompanhamento de Medidas Alternativas (Ceapa) e Programa de Inclusão de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp). Um dos destaques da apresentação está na redução de quase 80% das vítimas de homicídio na região da Vila Olavo Costa, local onde um Centro de Prevenção à Criminalidade foi inaugurado há um ano pela Sesp.

O subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Bernardo Naves, também apresentou o trabalho desenvolvido na cidade com adolescentes que cometeram atos infracionais e hoje cumprem medida de internação no Centro Socioducativo ou nas duas unidades de semiliberdade que existem no município. Ele falou sobre as oficinas de esporte, cultura e profissionalização que atualmente são desenvolvidas nas unidades, destacando o objetivo da nova gestão de ampliar esses projetos, capacitando e certificando os jovens sob a tutela do Estado, para dar a eles uma nova chance de futuro.

Assinatura do termo

Para finalizar, o subsecretário de Segurança Prisional, Rodrigo Machado, apresentou perfil e dados das unidades prisionais da região e o trabalho realizado com os cerca de 5.800 detentos que hoje estão custodiados nas quatro estruturas prisionais de Juiz de Fora. Ele fez um chamamento dos empresários presentes, destacando a importância da parceria deste setor com o Estado, no aumento da capacitação e da empregabilidade da mão de obra prisional.

Após as apresentações, o secretário General Araujo, o secretário adjunto de Justiça, Gustavo Tostes e os subsecretários painelistas responderam às perguntas dos presentes.

Ouvir para resolver

Para ampliar o objetivo republicano da passagem do secretário de Segurança Pública por Juiz de Fora, também foram atendidos prefeitos da Zona da Mata, que vieram para a cidade trazer demandas e novas propostas para fortalecer a segurança de toda a região, ao secretário General Araújo.

Reunião com os prefeitos

Foi realizada uma reunião logo após o Painel de Segurança apresentado pela Sesp, com a presença de prefeitos e do Comandante da 4ª Região de Polícia Militar, Cel. Luciano Washington Vivas, da Chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, delegada-geral Patrícia Ribeiro, do comandante do 3º Comando de Operacional do Corpo de Bombeiros Militar, Cel BM Sérgio José Ferreira, do diretor regional do Sistema Prisional da 4ª Região de Segurança Pública, Francisco Alves da Silva Neto, do diretor do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, Osnério Abreu e de subsecretários da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).

Acompanhamento in loco

Na quarta-feira, 10.04, véspera do evento, o secretário de Estado de Segurança Pública, General Mario Araujo, e o secretário adjunto de Justiça da Secretaria de Segurança, Gustavo Tostes, visitaram estruturas do sistema prisional, do sistema socioeducativo e da prevenção à criminalidade em Juiz de Fora.

Nos trabalhos desta quarta, os locais escolhidos foram a Penitenciária Professor Ariovaldo Campos Pires, o Centro Socioeducativo de Juiz de Fora e o Centro de Prevenção à Criminalidade, com os programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos, localizado na Vila Olavo Costa.

CPC Vila Olavo Costa

Nos locais, os gestores ficaram em média três horas, conhecendo detalhes dos trabalhos que estão sendo realizados, fluxos, gargalos, projetos bem sucedidos e promovendo ações de gestão que possam imediatamente ou com algum prazo suprir demandas das unidades – principalmente no que diz respeito a questões que impactam diretamente no serviço prestado ao cidadão.

As resoluções e assuntos tratados nestas visitas, que aconteceram ao longo de toda a quarta-feira, por questões de segurança, são sigilosas. Mas foram muito bem vistas pelos gestores locais, como destacou o diretor do Centro Socioeducativo local, Osnério Abreu. “Essa é a primeira vez que recebemos um secretário de Estado na unidade. Foi uma visita muito produtiva”.

Fotos:  Divulgação Ascom/Sesp