Temas relativos ao trânsito e que estão presentes no dia a dia dos jovens foram debatidos na tarde desta terça-feira (17/9) no auditório do Detran, em Belo Horizonte. A ação contou com a participação de 40 alunos da Escola Estadual Silviano Brandão. O seminário sobre Segurança no Trânsito é uma prévia da Semana Nacional do Trânsito, que começa nesta quarta-feira (18/9) e vai até o dia 25. Cinco especialistas das forças de Segurança Pública que trabalham com o tema palestraram para os adolescentes, com idades entre 16 e 18 anos.

detran-4

A abordagem dos assuntos foi pensada em atividades que fazem parte do cotidiano desses jovens, como perigos da linha com cerol; patinetes e bicicletas elétricas. O evento é uma parceria da Subsecretaria de Inteligência e Atuação Integrada da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Detran-MG.

Para Christianne Aguiar, coordenadora de Política de Segurança no Trânsito da Sejusp, a intenção do seminário é conscientizar os jovens para que eles sejam futuros bons motoristas e possam também ser multiplicadores do conhecimento adquirido durante o evento. “Queremos mostrar que eles são parte do trânsito por serem pedestres, e a prevenção é o caminho para termos um trânsito seguro para todos”.

Os palestrantes foram cedidos pela Polícia Civil, Guarda Municipal de Belo Horizonte, Batalhão da Polícia de Trânsito da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária.

detran-11

Amanda de Menezes Curty é delegada e coordenadora de Educação de Trânsito do Detran e foi uma das palestrantes do evento. Para ela, falar para os jovens desta faixa etária é uma das formas de se prevenir futuros acidentes. “Hoje estes jovens que estão aqui são apenas pedestres. Amanhã serão condutores. A maioria dos acidentes de trânsito envolve jovens de 18 a 34 anos, geralmente do sexo masculino e motociclistas. Temos nos esforçado ao máximo para levar temas de educação no trânsito para este público. Esta é uma oportunidade muito relevante para nós. Quanto mais falamos de trânsito, melhor”, disse Curty.

detran-2

Bernardo Henrique, de 16 anos, gostou da palestra sobre linhas com cerol. “Achei importante demais saber mais sobre os riscos das linhas com cerol. Na minha comunidade muitos garotos soltam papagaios e usam cerol e linha chilena. Todos deveriam saber os acidentes graves que o cerol pode causar. Também fiquei surpreso com os números apresentados sobre acidentes. Precisamos ser conscientes de que fazemos parte do trânsito para evitar ainda mais problemas nas vias”.

Semana Nacional de Trânsito

No período de 18 a 25/9, serão promovidas em todo o país ações que mobilizam a sociedade e contribuem para a conscientização do motorista e do pedestre para melhorar as estatísticas de acidentes e mortes decorrentes do trânsito.

Este ano o tema da Semana Nacional do Trânsito é “No trânsito, o sentido é a vida”. Em Minas Gerais, várias ações serão realizadas com o objetivo de envolver toda a sociedade e propiciar uma reflexão sobre mobilidade urbana e trânsito seguro para todos. Workshops, outros seminários, blitzen repressiva e educativa estão entre as atividades que serão desenvolvidas em Belo Horizonte.

Texto: Fernanda de Paula

Fotos: Dirceu Aurélio