Vinte e três vagas para albergados, uma sala de triagem, duas salas de atendimento, uma lavandeira, uma oficina de costura e uma subinspetoria foram inauguradas, nesta quarta-feira (27/11), no Presídio de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com as novas vagas, a unidade prisional, que também ganhou pintura e fachada nova, aumentou em um terço sua capacidade. As obras tiveram um investimento de R$ 142 mil e duraram seis meses, viabilizadas por meio de verbas pecuniárias disponibilizadas pelo Poder Judiciário, por meio do Conselho de Segurança da Comunidade (Consep).

O antigo diretor-geral do presídio e atual diretor regional da 19ª Região Integrada de Segurança Pública (19ª Risp), Raimundo de Faria, foi quem acompanhou toda a execução da obra. Durante a solenidade de inauguração, Raimundo destacou a importância do trabalho conjunto dos Poderes do município. “Essas obras trazem muitas vantagens para a unidade, oferecendo recursos melhores para aqueles que estão privados de liberdade. Eles cometeram um crime, foram julgados e condenados, mas têm que cumprir sua pena com dignidade. Esse é um dos principais motivos da ampliação, que só foi possível com o apoio do Judiciário, do Ministério Público e de toda a equipe”, ressaltou.

Na ocasião, a unidade prisional também comemorou os 10 anos de sua assunção, quando deixou de ser uma delegacia e se tornou presídio. A previsão do novo diretor-geral, Vagner Correa, é que a lavandeira e a oficina empreguem juntos 12 presos, colaborando com a ressocialização dos mesmos.

A atual juíza de Execuções Penais da Comarca de Matozinhos, Karla Dolabela Irrthum, esteve presente na inauguração e destacou a importância das melhorias. “Foi de uma valia muito grande, porque trouxe benefícios para o presídio, abriu mais vagas. O local ficou mais agradável, melhorando as condições para os presos”, afirmou a juíza, ressaltando que esse apoio é fundamental para trazer benefícios para toda a sociedade. “É muito importante os dois Poderes (Executivo e Judiciário) caminharem juntos e terem os mesmos projetos para melhorar a execução da pena”.

Para Rodrigo Machado, diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), não só os detentos serão beneficiados com as obras, como também os servidores. “É um reforço no trabalho executado nessa unidade, proporcionando para os funcionários mais segurança e mais dignidade. Devemos agradecer o apoio de todos esses colaboradores, que fizeram com que esse projeto acontecesse, e também da sociedade, que tem nos apoiado na transformação do sistema prisional para um sistema melhor e mais humano”, destacou.

Ampliação em Açucena

No Vale do Aço, o Presídio de Açucena também ganhou novas vagas, mais que dobrando sua capacidade. Das anteriores 34 vagas, a unidade prisional agora tem 78. As seis novas celas abrigarão 12 presos cada. O pátio de banho de sol e visita social ganhou grades para melhorar a segurança do local, e as caixas de abastecimento de água foram substituídas por reservatórios maiores.

O projeto, também apresentado pelo Conselho de Segurança da Comunidade (Consep) do município, conseguiu junto ao Poder Judiciário o investimento de R$ 224 mil, proveniente de verba pecuniária. Doze presos do regime fechado trabalharam nas obras, que serão inauguradas nesta quinta-feira (28/11).

Segundo o diretor-geral do presídio, Edelson Winston de Andrade, a reforma e ampliação beneficiarão a todos os envolvidos com a unidade prisional. “Além do aumento da capacidade, para absorção dos presos da comarca, a inauguração das novas celas proporcionará um ambiente menos insalubre e mais seguro tanto para o servidor como para os presos, haja vista o tamanho das novas celas, de quase 18 metros quadrados. Os familiares também terão mais comodidade”, completou.

Texto e fotos: Fernanda de Paula