Desde que o novo coronavírus chegou a Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vem tomando medidas para minimizar da melhor forma os reflexos da pandemia em suas estruturas, servidores e acautelados. Mais uma importante ação foi realizada na manhã desta quinta-feira (16/4), quando, em parceria com o Exército Brasileiro, 50 profissionais – entre agentes socioeducativos, policiais penais e servidores administrativos de áreas de abastecimento da Sesjup – passaram por uma capacitação para desinfecção de ambientes.

O treinamento foi ministrado por militares do Exército Brasileiro, que também passaram por capacitação ofertada pela Escola de Instrução Especializada (EsIE) do Exército, no Rio de Janeiro, e pelo Pelotão de Emergências Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (PQBRN) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Os ensinamentos permitem que os profissionais tenham uma visão geral sobre os riscos de contaminação do coronavírus e sobre a importância do procedimento de desinfecção das áreas de circulação de pessoas para a prevenção da disseminação do vírus.

Durante a capacitação, os profissionais foram apresentados a materiais de defesa química, biológica, radiológica e nuclear e foram orientados quanto ao uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), quanto ao manuseio dos equipamentos de descontaminação e quanto às soluções simples e disponíveis para a sanitização, seus riscos e a forma adequada de utilizá-las.

Oficial de Planejamento do Centro de Controle e Operações da 4ª Região Militar do Exército, Major Martins Ribeiro explicou que os profissionais capacitados terão condições de agir como agentes de descontaminação, além de poderem replicar os conhecimentos adquiridos para outros integrantes de suas áreas na Sejusp. “O intuito com este treinamento é formar especialistas e pessoas capacitadas para a prevenção e contenção à pandemia do coronavírus. Afinal, quanto mais gente tiver conhecimento destes procedimentos, melhor para a sociedade como um todo”, ressaltou.

Para o subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Bernardo Naves, a capacitação vem ao encontro de todas as ações e estratégias que a Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase) vem tomando para evitar a contaminação tanto de adolescentes quanto de servidores que atuam no sistema. “Estamos disponibilizando insumos e equipamentos de proteção para as unidades socioeducativas, mas para o uso correto é necessário capacitação”, afirmou. “Estamos gratos por esta oportunidade e tenho certeza que vamos criar uma nova realidade na questão da higienização das nossas unidades. Com a multiplicação do conhecimento, vamos garantir que todos estejam em um ambiente longe de contaminação e mais seguro”.

O diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado, ressaltou a importância da capacitação e do acesso ao conhecimento para o bom direcionamento das ações de higienização nos ambientes prisionais. “Precisamos agir de maneira inteligente na prevenção e na mitigação dos danos desse inimigo invisível que nos desafia. Com boas práticas e multiplicando o conhecimento teremos bons resultados”, concluiu.

Multiplicadores

Policial penal no Presídio de Curvelo, Paulo Duarte disse que a capacitação foi bem proveitosa e de suma importância para o trabalho na prevenção da contaminação dos presos acautelados pelo Estado. “O treinamento foi excelente, muito bem explicado e esclarecedor. Agora me sinto preparado para o trabalho de higienização da minha unidade e também capacitado para compartilhar com meus colegas o conhecimento adquirido aqui”, avaliou.

O agente de segurança socioeducativo Claudio Reis, que atua no Centro Socioeducativo Santa Clara, em Belo Horizonte, disse que o aprendizado será de grande valia na descontaminação dos ambientes internos da unidade onde trabalha. “Foi muito proveitoso e vai nos ajudar bastante durante nossa atuação de higienização. O Exército está fazendo um excelente trabalho na instrução dos agentes de segurança das variadas forças do Estado, para que todos possam atuar de forma eficiente em seus locais de trabalho”, afirmou Claudio.

Além de agentes de segurança socioeducativos e policiais penais, alguns servidores que atuam em unidades administrativas externas, como o Almoxarifado Central, a Central de Abastecimento Farmacêutico e a Central de Suprimentos, também participaram da capacitação. A ideia, segundo o superintendente de Infraestrutura e Logística da Sejusp, Tiago Maduro, é que eles sejam multiplicadores do conhecimento adquirido e que possam contribuir, em breve, com a criação de protocolos destinados a usuários e visitantes das unidades.

Texto: Poliane Brandão

Fotos: 1 - Divulgação Sejusp; 2, 3 e 4 - Sargento J. Henrique e Soldado Tadeu Lopes/Divulgação Exército Brasileiro 

Vídeo: Felipe Gurgel