A integração dos órgãos de segurança pública é um dos pilares da Política de Defesa Social do Estado de Minas Gerais, que considera o compartilhamento de ações e informações absolutamente necessário à redução dos índices de criminalidade.

A Subsecretaria de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social (Supid) é a responsável por coordenar, supervisionar e avaliar as atividades relativas à integração entre os órgãos que compõem o Sistema de Defesa Social: a própria Secretaria de Estado de Defesa Social, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.

Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros trabalham de forma integrada. Crédito:Renato Cobucci

São atribuições da Supid, entre outras:

- coordenar a integração dos sistemas de informação da Defesa Social;

- executar políticas públicas que visem à integração do planejamento estratégico e operacional das organizações policiais do Estado de Minas Gerais;

- executar políticas de formação profissional e ensino integrado para o Sistema de Defesa Social;

- participar do desenvolvimento de ações relacionadas à política de trânsito e redução de acidentes;

- executar programas e projetos que visem a prevenir desvios de conduta dos servidores dos órgãos do Sistema de Defesa Social.

Integram a Subsecretaria de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social a Escola de Formação da Seds, a Superintendência de Análise Integrada e Avaliações das Informações de Defesa Social e a Superintendência de Integração e Promoção da Qualidade Operacional do Sistema de Defesa Social.