181 - Disque Denúncia Unificado

O serviço 181 Disque Denúncia (DDU) foi criado em 2007, em parceria entre a Secretaria de Defesa Social e o Minas Pela Paz (MPP), para envolver a sociedade no enfrentamento da criminalidade. O objetivo é abrir um canal de comunicação direto para que os cidadãos possam encaminhar denúncias de crimes e delitos por meio de uma simples chamada telefônica para o número 181.

Um dos pilares do DDU é garantir o anonimato total de quem fornece informações, a fim de manter a segurança de quem contribui.

Todas as ligações são direcionadas para uma central unificada, localizada em Belo Horizonte. Cada denúncia registrada é encaminhada para uma equipe de analistas composta por integrantes da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. Esses profissionais analisam, classificam e incorporam à denúncia outras informações que possam auxiliar na solução do caso e enviam para ação da unidade responsável. O sistema permite que, em até 90 dias, o cidadão acompanhe o andamento das denúncias por meio de uma senha fornecida no ato do atendimento.

A central de denúncias do 181 funciona diariamente em regime de 24 horas e a ligação é gratuita.