O Disque Denúncia Unificado (DDU) 181 é um canal de comunicação direta para que os cidadãos possam encaminhar denúncias anônimas de crimes e sinistros por meio de uma chamada telefônica gratuita para o número 181. No Disque Denúncia, a identidade do denunciante e as informações repassadas são preservadas. O informante não se identifica e sua ligação é mantida em sigilo absoluto, de acordo com o Decreto nº 44.633/07. A central de denúncias funciona diariamente, 24h por dia, recebendo ligações de todo o Estado de Minas Gerais.

Funcionamento

As chamadas são recebidas por uma central de atendimento unificada, formada por profissionais treinados e capacitados, que trabalham em regime 24 horas para atender à população. Cada denúncia registrada é encaminhada para uma equipe de analistas composta por integrantes da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A partir daí, a denúncia é analisada e classificada de acordo com a unidade operacional da corporação responsável, que irá adotar as providências necessárias diante de cada crime denunciado para averiguar e resolver o caso.

O denunciante, por sua vez, recebe uma senha, que pode ser usada para acompanhar o resultado da investigação da denúncia. Para isso, basta ligar no 181 e informar o número do protocolo recebido. A resposta estará disponível em um prazo de até 90 dias e será informada mediante confirmação de dados que foram repassados na denúncia.

Crimes que podem ser denunciados

O Disque Denúncia recebe todos os tipos de informações sobre os seguintes crimes e sinistros: corrupção; estupro; furto; roubo; homicídios; porte/uso de drogas; tráfico de drogas; arrombamento; porte/posse ilegal de armas; sequestro; atividades ilícitas; comércio ilegal; maus tratos a animais; crimes ambientais; foragidos ou procurados pela polícia; jogos de azar; roubo de carga; risco/perigo de explosão; necessidade de vistoria de fiscalização; desmate e outros.

Também são recebidos pelo Disque Denúncia relatos sobre desvio de conduta de policiais e bombeiros. Após serem registradas no 181, as denúncias são encaminhadas para as corregedorias das respectivas corporações. Os mesmos relatos podem ser enviados à Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.

Urgências e emergências

O foco do Disque Denúncia é o atendimento de denúncias anônimas que resultem em investigação. O serviço não atende situações emergenciais; isto é, crimes ou sinistros que estejam ocorrendo naquele exato momento devem ser direcionados aos seguintes números: 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil). 

Ligue. Denuncie. Sua denúncia aparece; você, não!