secretarioWEB

Sérgio Barboza Menezes é natural do Rio de Janeiro/RJ e graduou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Fez pós-graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Universidade Cândido Mendes e especialização em Gestão de Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia (ANP).

Entrou para o serviço público federal em 1983 como soldado do Exército no Batalhão Avaí e pertenceu à Força Aérea Brasileira, onde foi admitido na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em 1985.

Ingressou na Polícia Federal no cargo de delegado por meio de concurso público em julho de 1996 na Superintendência Regional no Rio de Janeiro. Foi chefe da Delegacia de Controle de Segurança Privada e da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários no Rio Grande do Norte. Posteriormente, foi Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado no Mato Grosso do Sul e em São Paulo, bem como Delegado Regional Executivo em São Paulo. Em 2009, assumiu a Superintendência Regional no Espírito Santo e, em 2012, a Superintendência Regional em Minas Gerais.

Desde maio de 2016 é o titular da pasta de Segurança Pública de Minas. Em fevereiro deste ano, passou a acumular também a coordenação da Secretaria de Administração Prisional (Seap)