O Eixo Política sobre Drogas da Sesp, realizado pela subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod), compreende os serviços e ações voltados para a construção de uma sociedade protegida do uso de drogas ilícitas e do uso nocivo de drogas lícitas. Dessa forma, tem como pilares: a prevenção, acolhimento e reinserção social dos dependentes químicos e usuários nocivos de substâncias psicoativas, bem como a descentralização das ações para promover efetivamente a participação social.  

A Política Estadual sobre Drogas tem sua execução referenciada nos seguintes equipamentos:

• Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas: Tem por finalidade personalizar o atendimento ao usuário de substâncias psicoativas e seus familiares, propiciar orientações sobre o uso nocivo de álcool, tabaco e outras drogas. O Cread fica localizado na Rua Espírito Santo, 495 - 6º andar/ região central de Belo Horizonte.

• Rede Complementar de Suporte Social na Atenção ao Dependente Químico: instituições parceiras que executam o acolhimento em regime de abrigamento temporário, permanência dia e ambulatório em Minas Gerais.

• COMAD’s: Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas são instâncias de assessoramento ao poder executivo municipal e atuam como mediadores entre a Subsecretaria de Políticas sobre Drogas e as Prefeituras.