A Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase) elabora, coordena e executa a política de atendimento ao adolescente autor de ato infracional em Minas Gerais. Entre as diretrizes do órgão estão, além da responsabilização do jovem, o resgate da convivência familiar, o incentivo ao estudo, o fortalecimento dos vínculos comunitários e o estímulo à autonomia por meio da participação social.

agente socioeducativo

O trabalho com o adolescente ocorre por meio do cumprimento de medidas socioeducativas e é desenvolvido por uma equipe especializada e multidisciplinar. O objetivo é proporcionar atendimento integral a esse jovem, dando a ele a oportunidade de vivenciar diversas experiências culturais, esportivas, profissionalizantes, escolares e artísticas.

Além das ações de atendimento, a Suase possui um papel central de articulação dos atores envolvidos na questão do adolescente autor de ato infracional. Isso tem reflexo na interlocução com o Sistema de Justiça, por meio de iniciativas como a integração operacional, realização de seminários e capacitações conjuntas. Impacta também na criação de programas em parceria com a Polícia Militar e na expansão de delegacias especializadas em conjunto com a Polícia Civil.

escolhida socioeducativa divinopolis

O desenvolvimento e fomento de pesquisas e análises é outro eixo de atuação da Subsecretaria, na perspectiva de que a produção do conhecimento proporcionada pela coleta de dados estatísticos dota os gestores dos subsídios necessários à elaboração e implementação de uma política de atendimento mais efetiva.