A Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase) elabora, coordena e executa a política de atendimento ao adolescente autor de ato infracional em Minas Gerais. Dentre as principais diretrizes do órgão estão a reeducação, o rompimento da trajetória infracional, a responsabilização do jovem, o resgate da convivência familiar e o incentivo ao estudo, além do fortalecimento dos vínculos comunitários e o estímulo à autonomia por meio da participação social.

O trabalho com o adolescente ocorre por meio do cumprimento de medidas socioeducativas e é desenvolvido por uma equipe especializada e multidisciplinar. O objetivo é proporcionar atendimento integral a esse jovem, dando a ele a oportunidade de vivenciar diversas experiências culturais, esportivas, profissionalizantes, escolares e artísticas.

Além das ações de atendimento, a Suase possui um papel central de articulação dos atores envolvidos na questão do adolescente autor de ato infracional. Isso tem reflexo na interlocução com o sistema de Justiça, por meio de iniciativas como a integração operacional, realização de seminários e capacitações conjuntas.