O programa Se Liga é voltado aos adolescentes que já se desligaram do sistema socioeducativo. Seu objetivo é contribuir para a sustentação ou continuidade de projetos desenvolvidos durante o cumprimento da medida, auxiliando na construção de novas oportunidades para os jovens. O programa contribui para o processo de fortalecimento de vínculos comunitários, familiares e sociais, buscando, preferencialmente, utilizar os equipamentos disponíveis da rede de atendimento, conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Se liga

A responsabilidade por esse trabalho é dividida entre a família, a sociedade e os demais órgãos de atendimento, dentro de uma perspectiva de promoção social. É imprescindível a articulação entre esses diversos atores sociais para potencializar ou articular a rede municípios mineiros.

O programa mapeia e articula a rede de atendimento, localiza a demanda do adolescente, define fluxo e efetiva o encaminhamento para as redes pública e privada de serviços dos municípios. O Se Liga também favorece e incentiva o jovem e seus familiares a utilizarem os equipamentos públicos disponíveis na comunidade.

O programa é de livre adesão, sendo que cada adolescente pode escolher de que forma irá participar, considerando os eixos: saúde, profissionalização, educação, família, trabalho e renda. Nessa perspectiva, a proposta é que o jovem consiga extrair da oferta apresentada uma utilidade que contribua para a sua trajetória fora da unidade socioeducativa e que possibilite novas conexões com a cidade.