Ferramentas de acessibilidade

Notícias

Encontro nacional contra violência a grupos vulneráveis reúne autoridades em Brasília

Evento une forças e experiências de 27 estados em debates e oficinas para fortalecer ações contra violência a grupos vulneráveis no Brasil

 

Teve início nesta terça-feira (9), em Brasília, o 1º Encontro Nacional de Coordenadores das Operações Integradas de Enfrentamento à Violência contra Pessoas Vulnerabilizadas, um marco na articulação de esforços para proteger grupos em situação de risco no Brasil. O evento reúne representantes das 27 unidades da federação e órgãos parceiros, promovendo debates essenciais sobre estratégias de defesa para crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

 

 

Organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI/CGOI), o encontro destaca a importância da cooperação entre forças policiais e instituições públicas.

 

O evento, sediado no Auditório da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), no Setor Policial, segue até quinta-feira (11). A programação inclui painéis temáticos e oficinas práticas, focados em temas como interseccionalidade das vulnerabilidades, doutrina nacional de atuação integrada e perspectivas futuras para operações conjuntas. Palestrantes de renome, como a procuradora do Trabalho Luísa Carvalho Rodrigues e o coordenador-geral Ricardo Kotama, contribuem para discussões que visam aprimorar políticas de prevenção e combate à violência.

 

 

Desde 2020, o modelo de operações integradas já resultou em 23 ações nacionais, consolidando uma rede de colaboração que transcende fronteiras estaduais. "Essas operações representam um avanço significativo na proteção de pessoas vulneráveis, unindo expertise de diferentes regiões para resultados mais efetivos", destacou um dos moderadores, Anderson Dutra Tebaldi, delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

 

Entre os participantes de Minas Gerais, destacam-se Bernardo Naves, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); as delegadas Danúbia Quadros, Larissa Mayerhofer e Larissa Maia, da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); e o major Anderson Maciel, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), presenças que reforçam o compromisso do estado com iniciativas federais de enfrentamento à violência.

 

 

"O 1º Encontro Nacional de Coordenadores das Operações Integradas é essencial para alinhar estratégias práticas de proteção a vulneráveis, como crianças, mulheres e idosos, promovendo a troca de experiências e o conhecimento de soluções implementadas por outros estados, enquanto unimos forças de toda a federação para ações integradas mais eficazes, consolidando o modelo que já gerou 23 operações nacionais desde 2020." – Bernardo Naves, Superintendência de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp.

 

Texto: Ana Paula Drumond Guerra
Fotos: Divulgação