Ferramentas de acessibilidade

Notícias

Sejusp MG inaugura novo Núcleo de Práticas Restaurativas no sistema socioeducativo

Espaço oferece aos jovens alternativas para resolução de conflitos, fortalecendo a cultura de paz e a reintegração social
 
 
O Governo de Minas, por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp MG), inaugurou, nesta sexta-feira (3/10), mais um núcleo de práticas restaurativas, espaço que oferece aos jovens do socioeducativo uma nova possibilidade para a resolução de conflitos. Desta vez, a implantação ocorre no Centro de Internação Provisória (Ceip) Dom Bosco, no bairro Horto, em Belo Horizonte. 
 
 
Este é o 39º núcleo inaugurado no estado. A implantação do sistema de Justiça Restaurativa permite, por meio de métodos como círculos de diálogo e mediação, transformar possíveis conflitos em oportunidades de aprendizado e construções de soluções colaborativas. 
 
"Com muita alegria, celebramos a inauguração do 39º espaço dedicado às práticas restaurativas. O Ceip Dom Bosco é uma unidade vibrante e de grande importância para Belo Horizonte e toda a região. Ele desempenha um papel essencial ao acolher adolescentes em internação provisória, vindos de trajetórias diversas e com diferentes medidas socioeducativas. Nesse ambiente, eles podem se conhecer melhor, estabelecer conexões com os outros e se preparar para os próximos passos na vida", comemora a superintendente de Atendimento ao Adolescente da Sejusp MG, Alice Peixoto.
 
 
Segundo Alice, o espaço, que é tão acolhedor, reúne adolescentes, profissionais, parceiros e famílias para oferecer uma alternativa que valoriza a expressão, o diálogo e a resolução pacífica de conflitos. "É um ambiente que incentiva o autoconhecimento, a conexão com o outro e a reflexão. Aqui, os jovens têm a chance de assumir responsabilidades e desenvolver uma nova visão sobre a vida e as relações, de uma forma mais harmoniosa e tranquila", explica ela.

"A inauguração do 39º Núcleo de Práticas Restaurativas no Ceip Dom Bosco reforça nosso compromisso com a transformação do sistema socioeducativo em Minas Gerais. Esse espaço é uma ferramenta estratégica para a resolução conflitos de forma pacífica", ressalta o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco.
 
Consolidação de práticas restaurativas
 
O diretor de segurança e coordenador do Núcleo Local de Práticas Restaurativas do Centro Socieoducativo de Uberlândia, Marco Antônio da Cruz, destaca o sucesso da iniciativa. Na unidade de Uberlândia, o núcleo foi inaugurado em fevereiro deste ano. “Desde então, o núcleo tem realizado círculos restaurativos, oficinas pedagógicas e rodas de escuta envolvendo adolescentes e servidores em ações que fortalecem o diálogo, a empatia e o protagonismo. Os resultados iniciais já demonstram avanços significativos na convivência institucional e na resolução pacífica de conflitos”. 
 
 
Os núcleos possuem como objetivo consolidar as práticas restaurativas como ferramenta de gestão de conflitos e a promoção de cultura de paz nas unidades socioeducativas, fortalecendo os vínculos comunitários e qualificando o atendimento prestado aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Eles são formados por representantes da comunidade socioeducativa, das equipes técnicas, de segurança e auxiliares educacionais, que são responsáveis pelo processo de planejamento, execução e acompanhamento das práticas restaurativas locais. 
 
 
Os profissionais são capacitados por meio de um curso, oferecido pela Suase, em uma parceria com o Programa Nós (Núcleos para Orientação e Solução de Conflitos Escolares), que funciona por meio de um termo de cooperação técnica, envolvendo o Tribunal de Justiça, a Secretaria de Estado de Educação, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Tribunal Regional do Trabalho. 
 
Texto: Lara Nassif
Fotos: Tiago Ciccarini
 
Veja abaixo a galeria de fotos da inauguração: