Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp)
A metodologia da Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp) tem como objetivo principal o incentivo à interlocução permanente e institucionalizada entre todos os atores que compõem o Sistema de Segurança Pública e de Justiça Criminal.
A intenção é potencializar o compartilhamento de informações de forma continuada com o intuito de implementar ações e propor soluções integradas para os problemas da segurança pública do Estado.
A Igesp atua em áreas de alta concentração criminal, por meio da construção de planos de ação, reuniões de articulação e reuniões de intervenção com setores estratégicos do sistema de justiça e segurança pública em nível local.
Nos municípios em que a metodologia está implementada são selecionadas áreas de intervenção, que são as áreas que concentram um alto número de crimes: as chamadas zonas quentes de criminalidade.
Nestes municípios, além de reuniões internas com as forças policiais, em que são discutidos os diagnósticos e as estratégias adotadas para redução da criminalidade, são realizadas articulações com vários atores, que somam as forças policiais:
- Ministério Público
- Tribunal de Justiça
- Defensoria Pública
- Prefeituras
- Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseps)
- Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
- Demais atores com alguma relação com o problema avaliado
Impactos positivos do Igesp na Segurança Pública:
- Integração entre as forças de segurança pública, sistema de justiça, prefeituras,
sociedade civil organizada e demais atores e instituições interessados nas questões que impactam a criminalidade local;
- Aproximação e integração entre representantes institucionais, com troca de informações estratégicas;
- Fomento à realização de operações e de ações conjuntas no âmbito do sistema de justiça e segurança pública mineiro
Para que o município seja inserido pela metodologia Igesp é necessário que o seu perfil, bem como seus índices criminais, sejam analisados pela equipe técnica da Sejusp