Regionalização da Segurança Pública
O programa de regionalização da atuação da segurança pública permite que as unidades regionais dos órgãos de segurança pública atuem de forma integrada em ações e políticas públicas baseadas nas características de cada região.
A regionalização divide o estado em:
- 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP)
- 72 Áreas de Coordenação Integrada de Segurança Pública (ACISP)
- 414 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP).
E como funciona na prática?
O processo de integração geográfica das forças de segurança contempla a área de atuação delas em três níveis:
- Estratégico: Região Integrada de Segurança Pública (RISP)
- Tático: Área de Coordenação Integrada de Segurança Pública (ACISP).
- Operacional: Área Integrada de Segurança Pública (AISP).
As RISP's são compostas pelo Comando Regional da Polícia Militar, Departamento de Polícia Civil, Unidade do Corpo de Bombeiros Militar e Diretoria Regional do Departamento Penitenciário.
As ACISP’s são formadas por Batalhões ou Companhias Independentes da Polícia Militar e as Delegacias Regionais ou Seccionais da Polícia Civil.
Já as AISP’s são formadas pelas Subunidades das instituições Militares Estaduais e Delegacias de Polícia Civil da comarca ou município.
O Corpo de Bombeiros Militar pode se fazer presente na estrutura, seja ela RISP, ACISP e ou AISP, a depender da região.
A delimitação consiste na divisão e no mapeamento do território do Estado em áreas geográficas comuns de responsabilidade integrada entre as forças de segurança atuantes em Minas Gerais.
Visando a efetiva integração entre as forças de segurança pública do estado, atualmente, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realiza a gestão de 18 prédios de Unidades Integradas de Segurança Pública para o funcionamento das unidades que compõem RISP e AISP, estabelecidos em Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Santa Luzia, Montes Claros, Juiz de Fora, Uberaba, Uberlândia, Governador Valadares, Alvinópolis, Tupaciguara, Nova Lima e Dom Silvério.