Ferramentas de acessibilidade

Notícias

AESP abre inscrições para pós-graduação gratuita sobre Organizações Criminosas

Capacitação oferece 375 vagas para servidores da segurança pública de Minas Gerais

 

 

A Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) abre, entre os dias 20 e 31 de março de 2026, as inscrições para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Organizações Criminosas, destinado a servidores da área de segurança pública. A capacitação gratuita oferece 375 vagas, com início das aulas previsto para 4 de maio.

Do total de vagas, 300 são destinadas a servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG), e 75 a profissionais integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). O curso será distribuído em três turmas, sendo duas com início em 2026 e uma em 2027.

A seleção dos candidatos seguirá a ordem cronológica das inscrições, garantindo prioridade nas primeiras turmas para aqueles que se inscreverem antecipadamente. A iniciativa pretende fortalecer a qualificação dos profissionais da segurança pública, com foco no enfrentamento às organizações criminosas.

 

 

A estrutura contempla 8 módulos, abordando desde teoria e criminologia até legislação, técnicas avançadas de investigação, inteligência policial, análise de redes criminosas, lavagem de dinheiro e cibercriminalidade, além de um módulo final voltado à metodologia científica e elaboração de TCC. As aulas combinam exposições interativas, estudos de caso, simulações e atividades práticas, exigindo frequência e desempenho para certificação 

A Pós-Graduação Lato Sensu em Organizações Criminosas oferece uma qualificação estratégica aos profissionais que terão maior competência para compreender, prevenir e enfrentar o crime organizado de forma integrada e moderna, alinhando conhecimento teórico com aplicação prática no contexto real da segurança pública. 

Ao incluir temas como inteligência, tecnologia e análise de dados, o curso prepara os servidores para lidar com estruturas criminosas cada vez mais complexas e transnacionais, fortalecendo a atuação institucional e a tomada de decisão. Além disso, ao exigir produção científica, contribui para a geração de conhecimento aplicado e aprimoramento contínuo das políticas públicas de segurança

O edital completo com todas as informações sobre o curso está disponível no site oficial da Sejusp MG, através do link: https://www.seguranca.mg.gov.br/index.php/aesp/cursos 

 

Texto: Divulgação Ascom/Sejusp MG
Fotos: Tiago Ciccarini