Ferramentas de acessibilidade

Notícias

Sejusp inicia a 4ª edição do Curso de Investigação Financeira e Análise Patrimonial

O CIFAP é desenvolvido pela Agência Central de Inteligência da Sejusp, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, e  visa aprimorar técnicas de análise patrimonial e financeira em investigações de alta complexidade
 
 
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Agência Central de Inteligência (AGCI), realizou nesta segunda-feira (12), a solenidade de abertura da 4ª edição do Curso de Investigação Financeira e Análise Patrimonial (CIFAP), uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que visa capacitar servidores da Segurança Pública inseridos em atividades de investigação de análise financeira e patrimonial.
 

Com foco no desenvolvimento de habilidades destinadas à aplicação de métodos de análise financeira e patrimonial em investigações de alta complexidade, a capacitação, que se iniciou nesta segunda-feira, se estenderá até o dia 23 de maio e contará com aulas ministradas por diversos especialistas da área, incluindo o diretor-geral da AGCI da Sejusp, Murillo Ribeiro de Lima, que irá conduzir uma palestra sobre Produção de Atos de Investigação.

O Coordenador-geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado do MJSP, Getúlio Monteiro de Castro Teixeira, destacou que a investigação financeira exerce um papel fundamental para o combate ao crime organizado. “Não há como combater o crime sem tratar a questão da investigação financeira. [...] O caminho da investigação financeira, da descapitalização das organizações criminosas e da recuperação do ativo, para que ele retorne em forma de investimento para as polícias, esse é o caminho e temos que fortalecê-lo cada vez mais”, pontuou.

Para Murillo Lima, este curso é essencial para que os agentes das polícias judiciais mineiras estejam devidamente preparados para atuar em investigações que demandem a análise financeira e patrimonial. “Muitas investigações ligadas ao narcotráfico, crime organizado, crimes financeiros e cibernéticos passam por uma compreensão bastante acentuada da investigação financeira e análise patrimonial. Então, os nossos alunos terão, pelas próximas duas semanas, aulas com os maiores especialistas do país nesse assunto para aprimorar suas atividades de investigação”, destacou o diretor-geral da AGCI/Sejusp.

O Curso

Além da palestra sobre Produção de Atos de Investigação, o CIFAP inclui em sua grade curricular disciplinas direcionadas às áreas de Tecnologias aplicadas à Investigação Financeira, Análise de Dados Telefônicos e Telemáticos, Identificação Patrimonial e Análise Fiscal para fins de recuperação de ativos, Fundamentos e Criptoativos e Análise Bancária.

As aulas acontecerão no Prédio Alterosas, localizado na Cidade Administrativa. Além dos policiais mineiros, o CIFAP também contará com a participação de servidores do Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de integrantes do Ministério Público e da Polícia Federal.
 
📄 Texto: Jaíne Cramer
📸  Foto: Tiago Ciccarini/Ascom Sejusp