Ação integrada retira sucatas, organiza vias e reforça presença do Estado para inibir a criminalidade

A Sejusp MG, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, participou nesta terça-feira (03/02), com as forças de segurança, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a prefeitura de BH, de uma ação integrada de recolhimento de veículos sucateados no Aglomerado da Serra, na região Sul da capital. As carcaças abandonadas impediam a circulação de veículos e pedestres, dificultavam a prestação de serviços públicos e favoreciam o acúmulo de lixo e de água parada, aumentando o risco de proliferação de doenças, como a dengue.
De acordo com o subsecretário de Integração da Segurança Pública da Sejusp MG, Christian Vianna, a ação tem impacto direto na segurança e na atuação do estado. “Veículos abandonados acabam funcionando como obstáculos à circulação e à prestação de serviços públicos. Quando estes serviços não chegam, o risco de aumento da criminalidade é maior; com a retirada das carcaças, o poder público consegue estar ainda mais presente e de forma integrada com a comunidade”, ressalta. Além disso, os carros abandonados também interferem no trajeto dos ônibus e na coleta de resíduos, impactando diretamente a rotina dos moradores e promovendo a sensação de abandono do território.

Oficina de grafite no Aglomerado
As iniciativas no Aglomerado da Serra também contam com a atuação da Subsecretaria de Prevenção Social à Criminalidade da Sejusp MG, por meio do Programa Fica Vivo!, que mantém presença contínua no território com oficinas de arte, cultura, esporte e lazer para adolescentes e jovens de 12 a 24 anos, promovendo vínculos comunitários e a ocupação positiva dos espaços. No último sábado (31/1), foi realizada uma oficina de grafite durante a Caminhada pela Paz e atividades culturais e esportivas no Aglomerado da Serra. Para a subsecretária de Prevenção Social à Criminalidade, Christiana Dornas, a presença do estado precisa ir além das intervenções pontuais. “O Fica Vivo atua fortalecendo vínculos, ampliando espaços de participação e promovendo o protagonismo das juventudes. A prevenção à violência se constrói no cotidiano, com cultura, esporte, diálogo e presença contínua do poder público”.
A Sejusp MG, integrada às forças de segurança e outros órgãos públicos, promoverá uma agenda contínua de ações semanais para melhoria do espaço no Aglomerado, garantindo a diminuição da criminalidade local. Estão previstas a reinauguração da pista de skate do Canão, no dia 7/2, com intervenções artísticas e mostra das oficinas do Programa Fica Vivo! e do Programa Mediação de Conflitos. O Carnaval da Prevenção, em 10/2, na Praça do Cafezal, também vai marcar presença com cortejo comunitário e mensagens educativas sobre convivência, cuidado coletivo e resolução pacífica de conflitos.
Remoção de símbolos ligados a facções criminosas

Sejusp MG, Polícia Militar e Prefeitura de Belo Horizonte estão desde dezembro de 2025 com ações no Aglomerado da Serra para a cobertura de siglas de facções criminosas, com a mão de obra de detentos do regime semiaberto do sistema prisional mineiro. As iniciativas ocorreram em vários pontos, reforçando a presença do Estado no enfrentamento ao crime organizado e na promoção da ressocialização.
Texto: Leandro Veloso
Fotos: Victor Laia / Ascom Sejusp MG
Fotos: Victor Laia / Ascom Sejusp MG