As capacitações técnicas são fruto de parceria firmada entre a Sejusp, o Senai e a Copasa e acontecem há mais de sete anos
Proporcionar o acesso à educação profissional é uma das diversas frentes de atuação adotadas pelo Programa “Fica Vivo!”, como forma de prevenção à criminalidade entre adolescentes. Na semana passada, o que havia tido início apenas como uma oportunidade para adquirir conhecimento e vislumbrar melhores oportunidades no mercado de trabalho, tornou-se realidade para 25 jovens que se formaram em cursos de qualificação técnica oferecidos pelo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ao longo do último ano.
Resultado de uma parceria histórica entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp MG), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e o Senai, que vem capacitando jovens com idade entre 16 e 23 anos há quase uma década, os cursos de aprendizagem industrial em Marcenaria e em Redes de Computadores oferecem, anualmente, 40 vagas para os atendidos pelo Programa Fica Vivo! em Belo Horizonte e na Região Metropolitana.
Durante o período da qualificação, realizada presencialmente na unidade CEDETEM do Senai, em Contagem, as aulas realizadas contemplaram competências práticas ligadas à operação de máquinas e ferramentas empregadas no cotidiano da marcenaria, técnicas de confecção, montagem e instalação de móveis sob medida e seriados, além de métodos para realizar a instalação e manutenção de infraestrutura física de Tecnologia da Informação, sistemas operacionais e equipamentos de rede.
Além de todo o conhecimento adquirido na formação, cada um dos jovens que participam das qualificações, são aprovados e contratados recebem uma bolsa no valor de R$759,00, que é paga mensalmente, e ganham também o vale-transporte para o deslocamento até o local do curso.
De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, a qualificação dos participantes do Programa Fica Vivo! destaca a importância das parcerias estabelecidas pelo poder público com instituições voltadas para a formação profissional ou que atuem em iniciativas sociais. "Esta formatura representa a construção de novos caminhos. Quando investimos em educação profissional para jovens, estamos combatendo a violência com oportunidades. Parcerias como essa mostram a força de um trabalho conjunto e conseguem transformar vidas”, afirma.
A gerente de Proteção Social do Fica Vivo!, Bruna Borges Rodrigues, pontua que iniciativas de cooperação entre o poder público e instituições como o Senai e a Copasa são capazes de transformar a realidade da juventude. “Essa parceria vem sendo uma ponte real entre o presente e o futuro de muitos jovens. Não uma ponte abstrata ou distante, mas uma ponte construída com esforço, com compromisso, com escuta e com oportunidade concreta de transformação”, destaca.
Com a conclusão das atividades da turma que ingressou nos cursos de Marcenaria e Redes de Computadores em 2024, as equipes técnicas do Programa Fica Vivo! já estão mobilizadas para matricularem os alunos para as turmas de 2025, que começarão o curso no próximo mês de setembro.
Texto: Jaíne Cramer
Fotos: Divulgação/Sejusp