Ferramentas de acessibilidade

Notícias

Governo de Minas celebra 40 anos da Delegacia da Mulher no estado e determina medidas de enfrentamento à violência de gênero

Unidade foi criada em 1985 e consolidou Minas Gerais como referência nacional no atendimento especializado

 

 

O Governo de Minas e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) comemoraram os 40 anos da primeira Delegacia de Mulheres no estado durante o 3º Encontro Estadual das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), em Belo Horizonte.

O evento contou com a presença do vice-governador Mateus Simões, da delegada-geral Letícia Gamboge e do secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco. A data marca a trajetória de Minas como referência no atendimento especializado e no combate à violência de gênero.

De acordo com Mateus Simões, o estado possui atualmente 70 delegacias especializadas em atendimento à mulher, além de núcleos e programas como o PCMG Por Elas, que padroniza ações de acolhimento, prevenção e investigação de crimes contra mulheres.

 

 

Ampliação do atendimento

Durante o evento, foi assinado um despacho governamental para implementar os projetos de lei 1.242/2023 e 3.704/2022. O primeiro cria o Observatório Estadual da Violência Contra a Mulher, que reunirá dados para embasar políticas públicas.

“Também vamos ampliar a classificação e o monitoramento dos tipos de violência contra a mulher, permitindo que a gente possa lançar no sistema, de forma separada, a violência física, moral, psicológica e patrimonial”, explicou Simões.

 

Mobilização e avanços


O encontro integra as ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, campanha global realizada entre 20 de novembro e 10 de dezembro. A programação inclui debates sobre avanços institucionais e desafios no enfrentamento à violência de gênero.

Segundo a delegada Letícia Gamboge, a data celebra a trajetória iniciada em 1985 com a primeira delegacia especializada. “O Estado e a polícia têm que dar uma resposta célere e eficaz a esses casos”, destacou.

 

 

Novas estruturas e resultados


Das 70 Deams em Minas, 12 foram criadas desde 2019, em cidades como Bom Despacho, Ibirité e São João Del Rei. O estado também inaugurou novas sedes do Departamento de Proteção à Família em Belo Horizonte e do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher em Mariana.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, ressaltou a importância das delegacias especializadas. “É muito diferente pra mulher ser ouvida por outra mulher, que entende os problemas”, afirmou.

De janeiro a outubro de 2025, Minas registrou redução de 15% nos casos de feminicídio em comparação com 2024. Neste ano, foram solicitadas 54.824 medidas protetivas, média de 5.482 por mês.

A PCMG mantém ainda recursos como a Casa da Mulher Mineira, Delegacia Virtual, aplicativo Chame a Frida e o Plantão Lilás, em fase de expansão.


Texto: Agência Minas Gerais

Fotos: Tiago Ciccarini/Ascom Sejusp MG