Iturama, no Triângulo Mineiro, conta com novo presídio construído a partir de uma planta mais moderna e que facilita a logística e a segurança da custódia
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), inaugurou na manhã dessa quinta-feira (20/3) o novo Presídio de Iturama, na região do Triângulo Mineiro.
Com 388 vagas, a unidade prisional é dividida em dois pavilhões funcionais, independentes e interligados por um corredor central fechado. A nova estrutura conta com uma passarela superior, que permite aos policiais penais uma ampla visão do corredor dos alojamentos, área de vivência e salas multiuso. Por meio deste acesso os policiais são capazes de fazer a liberação dos detentos para o trânsito interno sem a necessidade de contato físico.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco lembrou, durante a cerimônia de inauguração, da importância do esforço do governador Romeu Zema para as melhorias implementadas no sistema prisional mineiro.
“Nunca tamanho recurso e atenção foram dispensados ao sistema prisional como nessa gestão. Unidades que nunca passaram por reformas estão sendo reestruturadas e outras estão sendo entregues, como é o caso da unidade de Iturama. Precisamos de vagas, pois sabemos da nossa realidade. Entregar uma unidade como essa é mais uma grande conquista”, disse Greco.

A nova estrutura conta com 48 celas com quatro beliches em cada, além de seis celas para pessoas portadoras de deficiência física. A unidade possui ainda espaço para visita íntima, pátios para banho de sol, pátios de visitação, parlatórios para atendimento dos advogados e ala para atendimento de saúde.

A ala voltada para a educação e a profissionalização dos internos é composta por dois galpões de trabalho, três salas de aula e uma sala de informática. Mais de R$26 milhões foram investidos nas obras. A unidade foi construída pela Seinfra, com recursos provenientes do Governo de Minas Gerais e do Governo Federal.

Sistema Prisional em obras
Com aporte de recursos do Governo de Minas, o sistema prisional mineiro passa por inúmeras obras de reforma que ultrapassam os R$70 milhões. Além das reformas, há obras de novas unidades sendo erguidas, construções que estavam paralisadas sendo finalizadas, além de ampliações de unidades importantes entregues.
Para o diretor-geral da Polícia Penal, Leonardo Badaró, as reformas e as novas unidades possibilitam que os servidores tenham melhores condições de trabalho. “Trabalhamos para que a tropa possa realizar seu trabalho em espaços adequados e seguros. Temos muitas obras já entregues e muitas outras que estão em andamento. Isso nos engrandece e reforça o protagonismo da polícia penal de Minas”.
Em julho de 2024, por exemplo, foi entregue o novo Presídio de Ubá, com 388 vagas, assim como a área de segurança e carceragem do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Juiz de Fora. Esse último teve a capacidade ampliada em 57%, com 191 novas vagas. Também em julho, o Ceresp Ipatinga foi reinaugurado, depois de longa reforma e aumento de 282 novas vagas. No mês de agosto, foi entregue a reforma da área carcerária do Ceresp Gameleira, em Belo Horizonte. Após quase dois anos de obras, o local passou das 412 vagas iniciais para 798, um acréscimo de 386 vagas, o que representa 93,69% de ampliação.
Já os presídios de Itaúna (306 vagas) e Frutal (388) estão com obras avançadas – todas com mais de 74% de execução. Lavras e Poços de Caldas completam as entregas em 2026, com 600 vagas cada uma.
Saiba mais sobre as obras em andamento clicando aqui.
📄 Texto: Lara Nassif
📸 Foto: Tiago Ciccarini/Ascom Sejusp