Ferramentas de acessibilidade

Notícias

Governo de Minas entrega novo anexo com 48 vagas no Presídio de Araguari, no Triângulo Mineiro

Local é destinado a regime semiaberto e é mais uma das intervenções realizadas para melhoria e ampliação do sistema prisional mineiro
 
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), entregou, nesta quinta-feira (12/12), 48 novas vagas para o sistema prisional mineiro com a inauguração do novo anexo do Presídio de Araguari, no Triângulo Mineiro.
 
Destinado aos detentos do regime semiaberto, o projeto conta com quatro celas e 12 camas em alvenaria, em um espaço amplo e arejado. Cerca de R$ 515 mil foram investidos na obra, que durou sete meses. O recurso é oriundo de verbas pecuniárias do Poder Judiciário da Comarca de Araguari.
 
 
Como destaca o diretor-geral da unidade, Aleksandro Monteiro, o novo anexo vai permitir a separação de detentos dos regimes semiaberto e fechado. “Vamos melhorar as condições de cumprimento da Lei de Execução Penal, reforçar o sistema de segurança e melhorar as condições do cumprimento de pena dos acautelados."
 
A aplicação dos recursos, bem como a fiscalização da obra, ocorreu sob a responsabilidade do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) do município.
“A construção do local vai garantir qualidade, segurança, condições dignas e sanitárias adequadas e proporcionar mais segurança para servidores e custodiados - promovendo assim a humanização da pena”, enfatizou o diretor regional da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), Marcus Vinícius de Oliveira.
 
 
 Entrega de armas
 
Além da inauguração do novo anexo, foram entregues, ainda, 18 pistolas Glock, modelo G17, destinadas aos policiais penais integrantes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e do Grupo de Escolta Tática Prisional (Getap) do Presídio de Araguari.
 
Vale destacar que, ao longo desta quinta, 12/12, e sexta, 13/12, o diretor-geral do Departamento Penitenciário, Leonardo Badaró, também vai entregar outras 36 pistolas Glocks e pistolas Beretas APX para unidades da região: Presídio de Ituiutaba, Presídio Professor Jacy de Assis (Uberlândia), Presídio Sebastião Sátiro (Patos de Minas) e Penitenciária Deputado Expedito de Faria Tavares (Patrocínio).
 
"A entrega dos armamentos mostra o crescimento da polícia penal ao longo dos anos. Temos hoje a segunda maior força de segurança em efetivo, somos mais de 17 mil homens e mulheres. É um sistema muito robusto", destacou o diretor-geral, que também esteve presente na inauguração do novo anexo de Araguari.
 
 
📄 Texto: Lara Nassif
📸 Fotos: Gabriel Alves e Divulgação Sejusp