Parceria alia trabalho prisional, redução de pena e economia para o município
A Polícia Penal de Minas Gerais (PPMG), por meio do Presídio de São Lourenço, no Sul de Minas, incentiva o trabalho de presos na produção blocos de concreto, utilizados na pavimentação de ruas do município. Em parceria com a prefeitura, o projeto integra trabalho prisional e melhoria da infraestrutura urbana, promovendo ressocialização e redução de custos para a administração pública.

Implantado em 2011, o modelo permite que pessoas privadas de liberdade aprendam um ofício e contribuam diretamente com a cidade. Atualmente, seis custodiados participam da produção, com possibilidade de ampliação conforme a demanda. A fábrica funciona em um terreno anexo ao presídio e produz cerca de 15 mil bloquetes e pavers por mês, com matéria-prima fornecida pelo município.
Grande parte das vias de São Lourenço utiliza pavimentação em bloquetes, o que exige manutenção frequente. Nesse cenário, o trabalho realizado pelos custodiados contribui para a agilidade dos serviços e representa economia para o município, ao mesmo tempo em que fortalece a política de reintegração social.

Para o diretor-geral do Presídio de São Lourenço, Welington Balde de Oliveira, o projeto vai além da atividade produtiva e impacta diretamente a trajetória dos participantes. “A produção de blocos de cimento dentro da unidade prisional vai muito além do trabalho. É dignidade sendo reconstruída todos os dias. Cada peça produzida representa disciplina, responsabilidade e uma nova oportunidade”, afirma. Segundo ele, o processo permite que o custodiado assuma um papel ativo na própria transformação, ampliando as chances de retorno à sociedade em melhores condições, conclui.
A seleção dos participantes é realizada pela Comissão Técnica de Classificação, que avalia critérios de aptidão e comportamento. Durante o período de trabalho, os custodiados têm direito à remição de pena, com a redução de um dia da condenação a cada três dias trabalhados, além de adquirirem experiência profissional e disciplina.
Texto: Leandro Veloso
Fotos: Divulgação Sejusp