Construída dentro da unidade prisional para servir como um anexo da Escola Estadual Professora Aracy Miranda,
a estrutura tem capacidade para receber 80 presos
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), inaugurou na tarde desta segunda-feira (21), no Presídio de Varginha, no Sul de Minas, o segundo endereço da Escola Estadual Professora Aracy Miranda, construído dentro da unidade prisional. O local tem capacidade para atender 80 presos e recebeu um investimento de R$87.500,00, oriundo de verbas pecuniárias do Tribunal de Justiça.
De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, a oferta estudo dentro das unidades prisionais é um dos principais eixos da ressocialização em Minas Gerais. “Hoje, estamos deixando aberto aqui mais um caminho para a mudança de rumos e gerando novas perspectivas de vida para os detentos”, destacou.
O apoio obtido por parte de diversas instituições, como o Poder Judiciário, a Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Sul de Minas (Aprosep), a Prefeitura de Varginha e o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen - MG), também foram lembrados pelo secretário Greco.
A estrutura do anexo da escola conta com quatro salas de aula, além de uma sala de professores, todas equipadas com banheiros. As instalações foram construídas de forma a oferecer um ambiente digno, seguro e adequado ao processo de aprendizagem. Serão dois turnos de aula, com ofertas dos ensinos Fundamental e Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para o diretor-geral do Presídio de Varginha, Luis Felipi Barreiro Maciel, a implantação da escola é um importante marco na história da unidade, pois representa uma oportunidade real de transformação. Ele conta que as obras ocorreram sob administração do Depen-MG e contaram com a participação de seis detentos da própria unidade prisional.
Texto: Lara Nassif e Bernardo Carneiro
Imagens: Tiago Ciccarini