Ferramentas de acessibilidade

Notícias

Prevenção à Criminalidade leva serviços gratuitos para população em mais uma edição do Cabana com Vida

Inscrição para cursos profissionalizantes, informações sobre direitos, entre outros, foram oferecidos ao longo de toda a tarde para moradores do Cabana do Pai Tomás, em BH


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e da Subsecretaria de Prevenção Social à Criminalidade (Supec), realizou ao longo de toda a tarde desta sexta-feira (14/2), a 6ª edição do Grande Cabana com Vida, que tem como tema Identidade e Pertencimento.

Organizado pelos programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos, da Unidade de Prevenção Social à Criminalidade Cabana, o projeto oferta serviços públicos e comunitários para a população do bairro Cabana do Pai Tomás, localizado em Belo Horizonte, além do acesso a informações, direitos e apresentações culturais.



Emissão de 2ª via de nascimento, casamento e óbito, atendimento à população em situação de rua, inscrição para cursos profissionalizantes, testagem de infecções sexualmente transmissíveis, atendimento a egressos do sistema prisional e socioeducativo, oficinas para crianças e adolescentes e orientações sobre CadÚnico e outros benefícios são alguns dos serviços oferecidos.

Profissionais atuantes em outros programas desenvolvidos pela Sejusp também estiveram presentes para atendimento e informações aos participantes, entre eles o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp), a Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (CEAPA) e o Se Liga!, voltado para acompanhamento de egressos do Sistema Socioeducativo.

A subsecretária de Prevenção a Criminalidade, Christiana Dornas, explica que o território tem tido resultados muito positivos com a política de proteção social implantada pelo Governo. No ano passado houve redução de 37,5% nos homicídios do Cabana em comparação a 2023. “Este é um indicativo claro de que nossas estratégias de prevenção estão surtindo efeito. A integração entre a proteção social, as forças de segurança e a comunidade tem sido fundamental para promover um ambiente mais seguro para todos.”

Além dos serviços da secretaria, diversas instituições parceiras também estiveram presentes, como o Ministério Público de Minas Gerais, a Defensoria Pública do Estado, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Cruz Vermelha Brasileira.  Ao todo, o evento conta com 18 parceiros oferecendo os mais diversos tipos de serviços.

 

📄 Texto: Lara Nassif

📸  Fotos: Victor Laia/Ascom Sejusp