Ferramentas de acessibilidade

Notícias

Projeto Alvorada forma três turmas de egressos do sistema prisional em Minas Gerais

Formatura, que acontece nesta sexta-feira (19), marca a conclusão do curso de eletricista para 57 alunos em Montes Claros, Uberlândia e Belo Horizonte

 O Projeto Alvorada celebrou, nesta sexta-feira (19), a formatura de mais uma turma de participantes em Minas Gerais. No total, três foram formadas nas cidades de Montes Claros, Uberlândia e Belo Horizonte, exemplificando o êxito das políticas de inclusão social produtiva voltadas a pessoas egressas do sistema prisional.

 

 

 O objetivo do projeto é promover a reintegração social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional, oferecendo oportunidades para qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, com incentivo ao empreendedorismo e ações voltadas à economia. As atividades incluem aulas teóricas e práticas, oficinas e acompanhamento técnico, estruturadas em um ciclo formativo de aproximadamente oito meses.

 Neste semestre, três turmas do Curso de Formação Inicial e Continuada em Eletricista Predial de Baixa Tensão concluem o curso, com cerimônias de formatura realizadas em Belo Horizonte, Uberlândia e Montes Claros. No dia 27 de novembro de 2025, ocorreu a formatura dos alunos do Projeto Alvorada de Uberlândia, com a presença da equipe do PrEsp da Base Municipal de Uberlândia. Vinte e cinco egressos do sistema prisional concluíram o curso, que foi realizado na cidade pela Escola Técnica de Saúde da UFU, com duração de oito meses. Em Montes Claros, 17 participantes celebraram a formação no dia 10 de dezembro, enquanto a turma de 15 formandos de Belo Horizonte, por sua vez, realizou a formatura nesta sexta-feira (19/12), totalizando 57 formandos em todo o estado.

 

 

Para a diretora do PrEsp, Paloma Pereira, o Projeto Alvorada se trata de uma ação de grande relevância para possibilitar a ampliação da inclusão produtiva e fortalecer o processo de reintegração social. “Assim, reafirmamos o compromisso do Estado de Minas Gerais na execução de políticas públicas que asseguram direitos, dignidade e oportunidade para as pessoas egressas do sistema prisional”, declarou.

 

 

O projeto

 O Alvorada é uma iniciativa nacional coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em Minas Gerais, ele é coordenado pelo Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp), da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG) e ocorre em três municípios, com apoio de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, como o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), além de diversas entidades públicas e sociais.

 

 

Texto: Ana Carolina Costa

Fotos: Divulgação/Sejusp MG