Curso prepara os participantes para operações de alta complexidade, com treinamentos rigorosos

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG), por meio da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), participa de forma estratégica do VI Curso de Operações Policiais (COP), processo seletivo obrigatório para policiais civis que buscam integrar a Coordenação de Recursos Especiais (CORE), unidade de elite da Polícia Civil de Minas Gerais.
Reconhecido como uma das capacitações mais exigentes do país, o curso prepara os participantes para operações de alta complexidade, com treinamentos rigorosos em armamento e tiro, combate corpo a corpo, ambientes confinados, sobrevivência, operações em altura e resistência a situações extremas, exigindo elevado preparo físico, disciplina e observância à hierarquia.

Iniciado em 8 de janeiro, o COP VI começou com 31 alunos e segue em fase avançada de avaliação, com apenas 11 discentes ainda em formação. A previsão de conclusão do processo seletivo é para o final de fevereiro de 2026, reforçando o alto nível de exigência da capacitação.
A AESP foi responsável pela aplicação do módulo de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), integrando teoria e prática. De acordo com o diretor da AESP, Marco Matos, “para a Sejusp MG é uma verdadeira honra ser responsável por uma etapa tão importante em um dos cursos mais difíceis e técnicos do país, demonstrando assim a qualidade de nossa Academia e de seus instrutores”.
Texto: Leandro Veloso
Fotos: Divulgação/Ascom Sejusp MG