Modelo prevê apoio à gestão assistencial e estrutural da unidade prisional
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), realizou nesta segunda-feira (2/2) a assinatura simbólica do Termo de Parceria para a Cogestão do Presídio de Iturama. O acordo foi firmado junto ao Instituto ELO, visando o compartilhamento da gestão administrativa do Presídio de Iturama, no Triângulo Mineiro.
Na cerimônia realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, estiveram presentes Leonardo Badaró, diretor-geral do Depen-MG, e Gleiber Oliveira, diretor-presidente do Instituto ELO, além de outros representantes das partes.

De acordo com Leonardo Badaró, a cogestão auxiliará nas partes assistencial e material de infraestrutura como um todo, desde tecnologia de segurança, viaturas, até mesmo abastecimento e, também, atuando no atendimento ao preso, com profissionais de saúde. No quesito segurança, o diretor-geral do Depen-MG esclarece que “continuará como um trabalho exclusivo da Polícia Penal, sendo responsável pelas escoltas, muralhas e pela direção da unidade.”
Gleiber Oliveira afirma que o Instituto buscará melhorar a vivência dos custodiados do Presídio de Iturama, sem os afastar da responsabilidade; mas que o ambiente seja de qualidade. O diretor-presidente do Instituto ELO destaca a importância da parceria em buscar a profissionalização e ocupar o tempo dos internos dentro do presídio. “A cogestão buscará trabalhar incessantemente no envolvimento dos presos em atividades que possam favorecer a remição da pena e a reintegração à sociedade com mais segurança.”
A cogestão do Presídio de Iturama reafirma o compromisso da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com a modernização do sistema prisional de Minas Gerais, viabilizando melhorias estruturais e assistenciais na unidade, além de ampliar as ações para a ressocialização.
Texto: Luan Lima
Fotos: Victor Laia / Ascom Sejusp MG