Ferramentas de acessibilidade

Notícias

Seminário Conexão Socioeducativa promove diálogo sobre saúde mental e socioeducação em Minas Gerais

Especialistas debateram estratégias para promover saúde mental e prevenir violências no sistema socioeducativo mineiro

Nesta terça (16), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, promoveu, no Auditório da Defensoria Pública de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o seminário Escuta, Rede e Cuidado: Possibilidades para a Saúde Mental no Contexto Socioeducativo. O evento reuniu autoridades, especialistas e profissionais para discutir os desafios e possibilidades da articulação entre o sistema socioeducativo e a rede de saúde.

A programação foi dividida em três mesas temáticas, que exploraram a interseção entre saúde mental e o sistema socioeducativo, promovendo reflexões profundas sobre desafios, estratégias e práticas inovadoras. Foram realizados debates sobre políticas públicas, saúde mental e prevenção de violências autoprovocadas no contexto socioeducativo. A participação da Sejusp ocorreu por meio de sua Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase) e da Academia Estadual de Segurança Pública (AEST).
 
A primeira mesa, intitulada “O Sistema Socioeducativo em Minas Gerais e a articulação com a Saúde Mental na Rede de Atenção Psicossocial: Desafios e Possibilidades”, discutiu a integração do sistema socioeducativo com a rede de atenção psicossocial. Os debatedores destacaram estratégias para promover a saúde mental e os desafios enfrentados nesse processo.
 
A segunda mesa tratou do tema “Socioeducação e Saúde Mental: Interfaces com os Determinantes Sociais de Saúde, acesso às políticas públicas de proteção e prevenção das violências autoprovocadas”. Os participantes exploraram as conexões entre socioeducação, determinantes sociais de saúde e políticas públicas voltadas para a prevenção de violências autoprovocadas.
 
Já a terceira e última mesa teve como tema “Experiências práticas: Possibilidades para a Saúde Mental no contexto Socioeducativo” e compartilhou experiências práticas e iniciativas inovadoras que têm transformado a promoção da saúde mental no âmbito socioeducativo.

A superintendente de Atendimento ao Adolescente da Suase, Alice Peixoto, destacou a importância de compreender as trajetórias dos adolescentes atendidos, que chegam às unidades socioeducativas com histórias marcadas por escolhas e medidas que os conduziram a esses espaços. “Precisamos, ainda, destacar a necessidade de escuta ativa para apoiar esses jovens com cicatrizes visíveis e invisíveis, promovendo sua reintegração social e novas perspectivas de vida", afirmou.

“O Seminário Conexão Socioeducativa constituiu uma oportunidade absolutamente necessária para fortalecer a articulação entre o sistema socioeducativo, a saúde mental e as políticas públicas em Minas Gerais. Com a participação de especialistas e representantes de diversas instituições, o evento reforçou o compromisso com a construção de uma rede de atendimento mais integrada e eficaz, buscando promover a saúde mental e a inclusão social de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas”, avaliou a subsecretaria de Atendimento Socioeducativo da Sejusp MG, Giselle da Silva Cyrillo.
 
O evento contou também com a presença da subsecretária de Redes de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Camila Moreira de Castro; além de representantes do CIA-BH, da Promotoria de Justiça e Coordenadoria do CAO/Saúde do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública, da Polícia Militar, Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Penal de Minas Gerais.

 

Texto: Ascom Sejusp MG

Fotos: Victor Laia